Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

405 Rodas

Por Deborah Dubner.

Crédito: Alexandre Putz/itu.com.br 405 Rodas
Eu sonho com um mundo de mãos dadas. Itu é meu pequeno mundo.

Quando Itu completou 400 anos eu tinha um sonho: fazer 400 rodas de Dança Circular pela cidade. Após cinco anos, continuo sonhando, porque não? Afinal, uma vida sem sonhos é como um jardim sem flores ou perfume.

Explico: muitos não sabem, mas há mais de uma década Itu tem tradição em receber e promover diversos cursos e eventos de Dança Circular. Desde 2002 pessoas de várias cidades do Brasil escolhem Itu como palco para cursos. O hotel-escola da ETE Martinho di Ciero, por exemplo, já abrigou dezenas de cursos de focalizadores renomados, como  formações para focalizadores com Renata C. LIma Ramos, cursos com a mineira Cristiana Menezes e workshops internacionais com as holandesas Friedel e Saskia Kloke, a inglesa Mandy de Winter, entre outros.

No ano de 2003, ocorreu no espaço Cesareia de Felipe, em Itu, o II Encontro Brasileiro de Danças Circulares... Sagradas (EBDCS 2003), um grande evento organizado pela Roda dos Povos, que anualmente tem reunido centenas de pessoas de todo o Brasil para dançar e pensar nas Danças Circulares Sagradas como referência na educação, saúde, meio ambiente, cultura e promoção social. 

Em 2007, As Danças Circulares fizeram parte de um evento de autoconhecimento em Itu, chamado Zencontro. Renata C. Lima Ramos, mestra que virou uma grande amiga, foi uma das palestrantes, e depois ofereceu uma atividade de Dança Circular, para que os participantes experieciassem na prática. Foi neste evento que dancei pela primeira vez. E tudo mudou.  

Em 2008, um grande evento de Danças Circulares foi oferecido aos educadores da rede pública, contratado pela Secretaria Municipal de Educação. O trabalho iniciou com uma sensibilização aos 80 gestores, para que conhecessem o poder desta ferramenta no contexto educacional. Por ser uma atividade que trabalha corpo, mente, emoção e espiritualidade de forma integrada, tem sido indicada para várias situações dentro de sala de aula e eventos escolares, como apoio transdisciplinar para matérias como geografia, história e matemática, bem como conteúdos de inteligência emocional, coordenação motora, lateralidade, entre outros.

O resultado logo ficou claro aos gestores, que decidiram oferecer as Danças Circulares para os 600 educadores, no inicio do ano letivo de 2009. Assim, neste ano, um grupo de 12 focalizadores renomados de São Paulo, que formavam o projeto Educavida (Alessandra Daniela Romagnoli, Andrea Leoncini, Arlenice Juliani, Cristina Melville, Lena das Dobraduras, Monica Baliú, Nelma Da Silva, Rachel Goldberg Prada, Renata C. Lima Ramos, Sandra Vianna, Sonia Lima e Vaneri de Oliveira) e mais dois organizadores (eu e uma grande amiga, Valéria Monteiro) prepararam uma atividade de três horas, dividida em grupos de 60 pessoas, em vários espaços diferentes, para que todos pudessem experenciar e compartilhar os aprendizados. A aceitação foi geral e deste trabalho nasceu um curso de capacitação, que ocorreu ao longo de 2009 para cerca de 50 professores do E. Infantil, Fundamental, Médio e EJA.

Em 2010 Itu também ofereceu Danças Circulares em diversos locais relacionados à Secretaria de Promoção Social: cinco CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para programas de mulheres, jovens e crianças, alem da própria equipe; CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para a equipe que trabalha com jovens em situação de risco; CEACA (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente) para a equipe e crianças abandonadas pela família, que vivem nesta instituição; para idosos do Grupo da Melhor Idade, que frequentaram semanalmente uma roda de Dança Circular pelo período de um ano.

Ao longo dos anos, comecei a focalizar diversos eventos festivos como o Dia das Mães, Dia da Independência, Semana Literária, Festa Junina e Semana do Meio Ambiente, que foram comemorados com Danças Circulares, em escolas particulares, no Clube de MãesAssociação das Famílias Rotarianas de Itu e até mesmo nas praças da cidade. Educadores do Colégio Integrado Monteiro Lobato também tiveram a oportunidade de conhecer esta atividade, assim como alunos do Colégio Almeida Júnior .

O Meio Ambiente também tem sido um grande amigo das Danças Circulares em Itu, um casamento perfeito que une consciência e ações sustentáveis. Focalizei em eventos como as Jornadas pelo Tietê, Projeto SOS Mata Atlântica, Ação Mundial pelo Clima, Dia da Árvore, Dia Internacional da Água, Dia do Desafio Sustentável, Dia Internacional da Paz e

Comentários