Educação

Publicado: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Educação de Itu inova com Dança Circular

Cerca de mil educadores passaram pelo treinamento.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Educação de Itu inova com Dança Circular
Em três dias, cerca de mil educadores conheceram a Dança Circular em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O ano de 2009 começou em roda para toda a rede pública de educadores de Itu. Através de uma iniciativa pioneira e inovadora da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 900 profissionais tiveram uma atividade de Dança Circular na primeira semana do ano letivo. Veja mais de 300 fotos!
 
Para a Secretária Municipal de Educação Marilda Cortijo, que aprovou e incentivou o projeto, esta é mais uma importante ação na direção de valorizar o educador, um elo fundamental para a construção de uma sociedade mais preparada para enfrentar a vida.
 
Supervisores, coordenadores, professores de classe e monitores dos segmentos Infantil, Fundamental e Médio passaram pela experiência e puderam conferir os inúmeros benefícios da atividade.
 
O resultado do trabalho foi surpreendente, na medida em que a grande maioria dos participantes mostrou interesse em se manter ligado às Danças Circulares para aprofundar o conhecimento e multiplicar esta ferramenta em sala de aula.

Para o professor do EJA Maria da Gloria I, Fernando Antonio Demarchi, a escolha da Secretaria de Educação não poderia ter sido melhor: “Na roda a gente vê que somos todos iguais. Temos as mesmas necessidades, as mesmas angústias, e quando aparece a oportunidade da gente se resgatar e permitir, todo mundo cai de cabeça. Tenho certeza que muitas pessoas vieram aqui pensando apenas em cumprir o horário, mas depois, se reencontrou, acendeu uma motivação e esperança”.

Deborah Dubner / www.itu.com.br
 
 
O projeto
 
Trazido para Itu por duas moradoras – Deborah Dubner e Valéria Monteiro - o projeto de Dança Circular para a Rede Municipal de Educação começou em setembro de 2008, com uma vivência inicial para 80 educadores do corpo diretor de ensino da cidade. O resultado foi excelente, gerando o desejo da Secretaria de Educação de implementar a ferramenta com maior profundidade, utilizando todo o ano de 2009 para capacitar educadores.
 
Neste início de aulas, foi programada uma vivência de Dança Circular durante três dias, para que toda a equipe conhecesse a ferramenta e suas múltiplas aplicações.
 
O próximo passo será a formação de grupos de capacitação, para que o educador seja preparado para se tornar um focalizador e assim levar a Dança Circular para o espaço escolar, seja para crianças, jovens ou adultos.  
 
As vivências estão sendo lideradas por um grupo formado por 12 focalizadoras que reúnem em sua bagagem profissional experiências diversas nas áreas de educação, artes, empresarial e social.  “Educação Para a Vida: A Dança Circular como caminho” é a proposta desse grupo, que encantou cerca de mil pessoas em Itu.
 
Dança Circular na Educação
 
No contexto educacional, as Danças Circulares se mostram uma excelente ferramenta de apoio transdisciplinar, pois desenvolve todas as inteligências (espacial, musical, emocional e outras), complementando o estudo de todas as matérias como História, Geografia, Matemática, Educação Física, Artes e demais.
 
É também um caminho que promove de forma simples e lúdica a interação entre as pessoas, o reconhecimento do potencial de cada um e do coletivo, a compreensão e acolhimento amoroso das diferenças e, principalmente, a percepção de que todos fazemos parte de um Todo e somos co-responsáveis pelos processos vivenciados na comunidade escolar e responsáveis pelos nossos processos de vida pessoal.
 
Com as Danças Circulares são vivenciados valores humanos necessários ao desenvolvimento integral do Ser e de uma Cultura de Paz. Como resultado da dança, os participantes são naturalmente sensibilizados e estimulados a praticar esses valores no seu dia-a-dia. Conheça mais sobre Dança Circular!
 
Mais informações:
 
Comentários