Educação

Publicado: Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Colégio Almeida Junior inova na Semana de Artes

As Danças Circulares fizeram parte das atividades.

Crédito: Deborah Dubner / www.itu.com.br Colégio Almeida Junior inova na Semana de Artes
Crianças do terceiro, quinto e sexto ano participaram das Danças Circulares

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Durante a tradicional Semana de Artes do Colégio Almeida Júnior, de 05 a 10 de maio, uma das atividades inovadoras foi a Dança Circular.
 
A atividade foi vivenciada pelas turmas do terceiro, quinto e sexto ano, em dois encontros que permitiram às crianças conhecer e dançar em roda músicas e coreografias do Japão, Alemanha, Rússia, Brasil e Irlanda.
 
Ao final da atividade, as crianças compartilharam a experiência com o grupo e com as focalizadoras Deborah Dubner e Valéria Monteiro (Roda Vida), ampliando o aprendizado.
 
No final da tarde, os adultos (pais do colégio e professores) também puderam participar da atividade. O repertório trouxe um outro grau de desafio, incluindo músicas da Grécia, Argentina, Israel, Estados Unidos, Escócia e Brasil.
 
A aceitação das Danças Circulares na escola foi geral, tanto pelas crianças como pelos educadores, que se envolveram, se divertiram, aprenderam e querem expandir a experiência.
 
Semana de Artes do Colégio Almeida Júnior
 
Realizada anualmente, a Semana de Artes é um espaço de valorização, compreensão, ampliação e sensibilização do universo que cerca o cotidiano dos estudantes.Os objetivos que inspiram a Semana de Artes são a ampliação do potencial criativo dos participantes; conhecimento e compreensão da nossa herança cultural; o despertar dos sentimentos de valorização, respeito e apreciação das produções artísticas; construção de novas relações com o meio; ampliação de conhecimentos sobre a nova cultura visual.
 
Este ano, a temática "Planeta Terra” inspirou os trabalhos dos alunos, convidando pais, amigos e educadores a interagir com os trabalhos e 
aproveitar os eventos programados.
 
As obras de Almeida Júnior - patrono do colégio – também serviram de ponto de partida para os enfoques diferenciados das turmas; o Ensino Infantil, por exemplo, apresentou trabalhos com o tema “Almeida Júnior – Sua Vida, Suas Obras”.
 
Entre as atividades, houve também uma mesa redonda com o tema “Eco-Planeta – Problematizações iniciais”. O debate foi mediado pelo professor Rodrigo, de Geografia.
 
Durante toda semana também aconteceram as Paradas! + arte da criançada no planeta A+.

Leia mais: www.rodavida.com.br

Comentários