Publicado: Quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Professores da rede fazem curso de Dança Circular
O terceiro módulo contou com repertório de vários países.
Deborah DubnerVeja as fotos desta notícia no Flickr
“O Círculo Sagrado: Introdução à História das Dança Circular e sua Essência” foi o tema do terceiro módulo do Curso de Capacitação em Danças Circulares, realizado no dia 22 de agosto, para um grupo de 35 professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino de Itu.
O curso, promovido pela Secretaria de Educação, tem duração de 32 horas (divididas em 4 módulos de 8 horas) e fornecerá ao educador ferramentas para iniciar um trabalho de Danças Circulares em sua comunidade escolar. O local escolhido foi o salão da ETE Martinho di Ciero (Escola Agrícola), do Centro Paula Souza, conhecido por acolher diversos cursos nacionais e internacionais de Danças Circulares.
O terceiro módulo foi ministrado por Renata Ramos, Arlenice Juliani e Nelma Sá, abordando o conceito e a prática da transdisciplinariedade, bem como a simbologia das Danças Circulares associada à palavra “sagrado”. O repertório contou com danças de diversas culturas como Grécia, Escócia, Índia, Brasil, Rússia, Inglaterra, entre outros.
Foram 8 horas de intenso aprendizado, que promoveram muitas reflexões sobre a manifestação do sagrado no dia-a-dia escolar e familiar, bem como a filosofia e prática da educação transdisciplinar no cotidiano do educador.
O Projeto
O projeto foi trazido para Itu por Valéria Monteiro e Deborah Dubner (Roda Vida), que perceberam o potencial e benefícios das Danças Circulares em todos os contextos da vida: educação, saúde, desenvolvimento e transformação pessoal e coletiva.
A dupla apresentou para a Secretaria de Educação o grupo “Educação Para a Vida: A Dança Circular como caminho”, formado por 12 focalizadoras de São Paulo que reúnem em sua bagagem profissional experiências diversas nas áreas de educação, artes, empresariais e sociais.
Para conhecer e avaliar a aplicabilidade da atividade na educação, a primeira etapa consistiu, então, de uma primeira vivência de Danças Circulares para 80 educadores da rede (EF, EI, EJA e Promoção Social), que ocorreu em setembro de 2008. O resultado foi extremamente positivo, gerando interesse na continuidade do projeto.
A segunda etapa ocorreu em fevereiro, no início do ano letivo. A atividade integrou os 900 educadores da rede Municipal de Ensino, através de uma vivência de 3 horas com as Danças Circulares. A aprovação foi total, gerando interesse em capacitar educadores para implementar a atividade na rede pública.
A terceira etapa começou no dia 23 de maio e consiste em capacitar os educadores da rede Municipal de Itu que voluntariamente se inscreveram para participar do curso de 32 horas, dividido em quatro módulos de 8 horas, que ocorrem aos sábados (22 de maio, 04 de julho, 22 de agosto e 05 de setembro).
Dança Circular na Educação
No contexto educacional, as Danças Circulares se mostram uma excelente ferramenta de apoio transdisciplinar, pois desenvolve todas as inteligências (espacial, musical, emocional e outras), complementando o estudo de todas as matérias como História, Geografia, Matemática, Educação Física, Artes e demais.
É também um caminho que promove de forma simples e lúdica a interação entre as pessoas, o reconhecimento do potencial de cada um e do coletivo, a compreensão e acolhimento amoroso das diferenças e, principalmente, a percepção de que todos fazem parte de um todo e são co-responsáveis pelos processos vivenciados tanto na comunidade escolar como nos processos da vida pessoal.
Com as Danças Circulares são vivenciados valores humanos necessários ao desenvolvimento integral do ser e de uma Cultura de Paz. Como resultado da dança, os participantes são naturalmente sensibilizados e estimulados a praticar esses valores no seu dia-a-dia. Conheça mais sobre Dança Circular!
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