Educação

Publicado: Quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Colégio Monteiro Lobato inova com Danças Circulares para professores

O objetivo é trabalhar a formação integral do ser.

Crédito: Arquivo do Colégio Monteiro Lobato Colégio Monteiro Lobato inova com Danças Circulares para professores
Cerca de 20 professores do Colégio Monteiro Lobato participaram da atividade de Danças Circulares

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O que a Dança Circular tem a ver com educação? A resposta é simples e direta: tudo a ver!  “No contexto educacional, as Danças Circulares se mostram uma excelente ferramenta de apoio transdisciplinar, pois desenvolvem todas as inteligências (espacial, musical, emocional e outras), associadas ao estudo de matérias como História, Geografia, Matemática, Educação Física, Artes e demais. Soma-se a isso a possibilidade de desenvolver habilidades cognitivas, sócio-afetivas e motoras, como lateralidade, ritmo, concentração, coordenação, união, respeito, potencial criativo individual e coletivo”, explica a psicóloga e focalizadora de Danças Circulares, Deborah Dubner.

Acreditando no potencial dessa atividade para o desenvolvimento integral do ser, o Colégio Integrado Monteiro Lobato iniciou com sua equipe de professores do Infantil, Fundamental I e Fundamental II um encontro quinzenal de Danças Circulares.

“No início, fiquei apreensiva. Senti medo de errar os passos e atrapalhar meus colegas. Mas depois percebi que era fácil e divertido. Um momento de paz e alegria”, comentou Leila Maria Mesquita Camargo, Professora do 4º ano EF I.

O objetivo inicial é sensibilizar os professores para que os aprendizados adquiridos através das Danças Circulares possam ser aplicados no dia a dia da escola, nas atividades curriculares. 

Num segundo momento, existe um projeto de capacitar os professores para serem multiplicadores de Danças Circulares dentro de suas aulas. O professor pode incrementar suas aulas utilizando as Danças Circulares em diversas situações: no início do dia, substituindo as tradicionais fileiras de classes; para trabalhar a união e integração do grupo; harmonização antes de atividades que exijam silêncio e concentração; utilizando cantigas de roda para entrar em contato com costumes, festas típicas, comidas, brincadeiras, paisagem, crenças e com o cotidiano das pessoas. Do lúdico, chega-se ao emocional, do superficial, chega-se ao profundo”, explica Deborah.

A experiência fez sucesso entre os professores: “A princípio, quando ouvi falar em dança circular me veio a cabeça aquelas tão conhecidas cantigas infantis. Quando percebi estávamos todos em sintonia, no mesmo ritmo, em uma mesma direção. E o mais importante:contribuindo com o nosso melhor para que a dança fluísse. Isso me fez sentir parte de um todo e, ao mesmo tempo, única. Foi uma experiência relaxante, divertida e totalmente libertadora”, relatou Daniele Alarcom, Professora de Música.

O Colégio Monteiro Lobato tem feito várias inovações pedagógicas, como a implantação dos jogos da Mind Lab e as aulas de robótica, ambas integradas na grade curricular. As Danças Circulares entram como mais uma ferramenta para sensibilizar o “educador” que mora em cada professor e imprimir maior qualidade nas aulas para os alunos de todos os segmentos.Durante a dança pude sentir uma vibração e uma sensação de realização e felicidade entre todos. Parecia que estávamos conectados. Foi um momento de paz e união, no qual pude me conhecer melhor e relaxar, ao mesmo tempo em que interagia.”, compartilhou a professora do E.I, Tallita Carvalho Favaretto.

As Danças Circulares têm sido uma prática muito utilizada em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, social e meio ambiente. Indicada para todas as idades, despertam um sentimento de pertencimento, integração e confiança, estimulando a superação de desafios e a autoestima. Além disso, por ser uma atividade física aeróbia e prazerosa, libera os hormônios endorfina e ocitocina, ambos relacionados com a sensação de prazer e bem estar.

Em Itu e região, através da Roda Vida, professores, avós, pais e crianças já vivenciaram as Danças Circulares em eventos específicos, em parques, praças, clubes, escolas públicas e privadas, congressos de educação, no grupo da Melhor Idade e em projetos da Secretaria de Educação e Promoção Social.  O próprio Colégio Monteiro Lobato ofereceu as Danças Circulares em sua Festa Junina, realizada em junho deste ano.

O Colégio está localizado na Rua Tenente Olavo de Assis, 12, Centro – Itu. Mais informações pelo telefone (11) 4024-2984 e (11) 4024-2984.

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários