Sustentabilidade

Publicado: Sábado, 12 de dezembro de 2009

Itu participa de Ação Mundial pelo Clima

Ao todo, foram 3.222 eventos ocorridos em 139 países.

Crédito: Camila Bertolazzi / www.itu.com.br Itu participa de Ação Mundial pelo Clima
Os participantes também deixaram suas mensagens em bexigas brancas que posteriormente foram soltas ao ar

Veja as fotos desta notícia no Flickr

No dia 12 de dezembro pessoas de todo o mundo participaram da maior mobilização climática já vista. A mensagem é clara: o mundo quer um acordo para valer em Copenhague! Ao todo, foram 3.222 eventos ocorridos em 139 países. No Brasil, são 213 eventos, sendo 65 deles realizados no estado de São Paulo. Itu, como não poderia deixar de ser, foi sede de um deles!
 
A vigília aconteceu na Praça do Carmo, das 19 às 20 horas, e contou com a união de aproximadamente 30 pessoas, inclusive de Indaiatuba e Itupeva, que prestigiaram a ação pelo clima debaixo de muita chuva. Durante o evento, velas foram acessas simbolizando uma iluminação na mente dos chefes de Estados reunidos em Copenhague.

Como parte da programação, houve Dança Circular, e um grande painel explicativo com fotos e textos. Os participantes também deixaram suas mensagens em bexigas brancas que posteriormente foram soltas ao ar.
Camila Bertolazzi / www.itu.com.br


O manifesto de Itu foi documentado e será enviado a Copenhague. De acordo com Patrícia Otero, organizadora do evento, espera-se que seja alcançado assim um resultado satisfatório. “Ele [o manifesto] representa o nosso anseio, o nosso grito e o nosso desejo de que o acordo em Copenhague seja justo, ambicioso e que tenha força legal”, afirma.
 
Em Itu, esse evento foi organizado pelo Itu.com.br e pela Ong 5 Elementos, e tem apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Sorocaba e Médio Tietê, da Prefeitura de Itu, da SOS Mata Atlântica, da Roda Vida e da Águas de Itu. 
 
Objetivos
 
O principal objetivo do evento é mobilizar a sociedade a pressionar líderes nacionais e mundiais para que não seja adiado o compromisso de firmar um novo acordo climático global durante a 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), que acontece entre os dias 7 e 18 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca.
 
O Dia de Ação o "Mundo Quer um Acordo de Verdade" é um importante evento que captura o espírito do movimento pelo clima, através de milhares de vigílias à luz de velas e grandes paredes com mensagens em capitais dos países-chave nas negociações para a mobilização durante este dia em Copenhague.
 
Uma convenção sem milagres?
 
Essa conferência em Copenhague visa diminuir os índices mundiais de poluição, através de um acordo global. Esse compromisso internacional planeja também limitar o aquecimento global, no entanto, os líderes de Brasil e Alemanha não esperam resultados milagrosos.
 
De acordo com uma matéria publicada no jornal O Globo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram que a conferência deve produzir "resultados robustos", mas não esperam um “acordo dos sonhos”.
 
"Tenho certeza que em Copenhague não obteremos o acordo dos nossos sonhos, nem o acordo que eu sonho ou o que Angela Merkel sonha, mas creio que vamos dar um importante passo adiante", disse Lula em uma coletiva de imprensa conjunta com Merkel.
 
Ainda dá tempo de evitar o pior, mas é preciso agir imediatamente! A transição para uma economia de baixo carbono pode trazer grandes benefícios, mas isso depende de como agirmos agora.
Comentários