Cultura

Publicado: Segunda-feira, 18 de julho de 2016

Orquestra Bachiana encerra com chave de ouro o 23º Festival de Artes

Sob a regência de João Carlos Martins, concerto reuniu centenas.

Crédito: Vitória Caleffo/Itu.com.br Orquestra Bachiana encerra com chave de ouro o 23º Festival de Artes
Apresentação foi realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do grande maestro João Carlos Martins encerrou com chave de ouro, a programação de eventos do 23º Festival de Artes de Itu. O concerto gratuito reuniu centenas de pessoas na noite de 17 de julho, no auditório do Centro Administrativo Municipal.

Antes do início da apresentação o público pode conhecer por meio de um vídeo narrado pelo próprio João Carlos Martins, um pouco mais sobre sua trajetória como pianista, e toda a luta que enfrentou durante a sua carreira para voltar a tocar, após ter sofrido um grave acidente que dificultou o movimento de suas mãos.

Em seguida, as luzes se acenderam e a pláteia recebeu com muitos aplausos e entusiasmo a entrada da orquestra e do maestro. Dentre o repertório apresentado naquela noite, foram executadas composições de Beethoven, Bach, Hess e Mozart, além de algumas músicas que já foram tema das olimpíadas em diversos países. Fora isso, ainda houve espaço para "Love of my life", um clássico da banda Queen.

Durante o concerto era notável nos olhos do público a admiração em poder estar ali, vendo ao vivo, um maestro/pianista tão renomado e talentoso tocar. Entre uma performance e outra, João Carlos Martins comentava brevemente com todo o seu carisma sobre a próxima música a ser interpretada.

Para o final do concerto, a orquestra preparou em sua seleção musical a execução de "Trem das onze", de Adoniram Barbosa, na qual segundo o maestro, era um presente de São Paulo para Itu. Contagiados pelo ritmo empolgante da música, a platéia que foi "regiada" por Martins, formou um grande coro onde todos cantaram em uma só voz. Mesmo após ter sido anunciada como a última da noite, todos pediram "bis", fazendo com que mais uma composição fosse apresentada como encerramento.

A apresentação foi viabilizada pelo Instituto CCR e tem o patrocínio da CCR VIaOeste, por meio da Lei Rouanet. O Instituto CCR é uma entidade privada, sem fins lucrativos, criada em 2014, com o objetivo de estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa, por meio das concessionárias do Grupo CCR, como a CCR ViaOeste. 

Leia também:

Show empolgante de Simoninha abre oficialmente o 23º Festival de Artes

Espetáculo "O Barbeiro de Sevilha" diverte centenas de pessoas em Itu

Banda Funk Como Le Gusta coloca grande público para dançar em Itu

Coro da OSESP lota Igreja Matriz em apresentação do Festival de Artes

Comentários