Cotidiano

Publicado: Quinta-feira, 28 de junho de 2012

Itu inaugura a primeira prefeitura sustentável da América Latina

Evento foi realizado na quarta-feira (27).

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Itu inaugura a primeira prefeitura sustentável da América Latina
Orquestra Filarmônica de Itu marcou presença na cerimônia

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A emoção tomou conta da cidade de Itu na noite da quarta-feira (27), durante a inauguração oficial do novo Paço Municipal de Itu. A solenidade de inauguração, que lotou por completo o auditório do Centro de Capacitação de Professores, foi conduzida pela jornalista Rosana Jatobá, especialista em assuntos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade. No mesmo dia, o espaço foi apresentado à imprensa em uma entrevista coletiva, horas antes na inauguração.

Desde o projeto até a sua finalização, o prédio - que custou R$45 milhões ao município - seguiu uma série de exigências de respeito ao meio ambiente e economia de recursos. Com isso, alcançou pontuação necessária para a obtenção da certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (Leed), que deverá ser conferido ainda neste ano. 

O prédio foi denominado “Herculano Castilho Passos”, em homenagem ao pai do prefeito de Itu, falecido no início de maio aos 83 anos. O nome foi proposto e votado pelo vereadores da Câmara Municipal. Durante o evento, foram distribuídas revistas, folders e outros materiais informativos sobre o novo Paço, incluindo uma cartilha sobre condutas sustentáveis durante o trabalho e permanência no local.

O prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, sentou-se à mesa diretiva acompanhado de sua mãe Dona Rosinha e de sua esposa, a deputada estadual Rita Passos. A mesa também contou com a presença de outras autoridades, como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o vice-prefeito de Itu, Josimar Ribeiro.

Nos discursos, os oradores debateram questões sustentáveis ligadas ao município e um vídeo mostrando as ações realizadas na cidade foi exibido. Dando sequência ao evento, o público e as autoridades se dirigiram ao saguão principal do prédio para a realização de um Ato Ecumênico e de uma apresentação em conjunto da Corporação Musical União dos Artistas, Coral Vozes de Itu e Orquestra Filarmônica de Itu da Assatemec. 

No mesmo recinto, aconteceu o descerramento da placa inaugural e a entrega de um quadro com o retrato do senhor Herculano ao seu filho prefeito e demais familiares. A noite também foi abrilhantada com uma performance do Grupo Ares, que utilizou a fachada do prédio como cenário para um número de dança suspensa, e um concerto da Banda Sinfônica do Exército, regida pelo maestro Benito Juarez, em um palco montado no estacionamento.

O novo prédio ficará aberto para visitas monitoradas à população. As “turnês” acontecem em grupos de 15 a 20 pessoas, sempre às segundas e quintas-feiras, em dois horários: às 10 e às 14 horas. O agendamento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones (11) 4813-9366 e 4813-9385.

Itu inaugura a primeira prefeitura sustentável da América Latina

Exposição "Azulejos: contando uma história"

Outra atração de destaque da inauguração do novo Paço Municipal foi a exposição "Azulejos: contando uma história", coordenada pelo pesquisador e documentarista Barros Freire. A mostra, que reproduz obras do acervo do Museu Republicano "Convenção de Itu"/Universidade de São Paulo, pode ser conferida no local durante o horário de expediente da prefeitura. 

Comentários