Cultura

Publicado: Quinta-feira, 28 de junho de 2012

Mostra que conta história de Itu através de azulejos está no novo Paço

Exposição é coordenada pelo documentarista Barros Freire.

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Mostra que conta história de Itu através de azulejos está no novo Paço
Mostra itinerante deve passar por diversas cidades ainda neste ano

Por Renan Pereira 

A exposição "Azulejos: contando uma história" entrou em cartaz no dia 27 de junho, junto com a inauguração do novo Paço Municipal de Itu. Coordenada pelo documentarista e pesquisador José Antonio Barros Freire, a mostra reproduz obras do acervo do Museu Republicano "Convenção de Itu" / Universidade de São Paulo e pode ser conferida diariamente no local, durante o expediente da prefeitura.

De acordo com o documentarista, o objetivo da exposição  é homenagear um dos maiores historiadores do Brasil, Afonso de Escragnolle Taunay, responsável por idealizar o revestimento das paredes do saguão do Museu. "Os azulejos contam histórias de Itu desde a sua fundação", explica Barros Freire, completando que as obras estarão no consagrado Museu do Azulejo de Portugal, em 2013. 

A mostra itinerante, que deve passar por diversas cidades ainda neste ano, é acompanhada de um livreto que resume a composição de cada um painéis que contam a história de Itu. As imagens reproduzem o tamanho real das obras do Museu e são acompanhadas de pequenos textos, que explicam os 'retratos'. "Muitas vezes as pessoas admiram a imagem, mas não fazem ideia da importância histórica das repreduções", argumenta o pesquisador.        

Os trabalhos fotográficos das obras reproduzidas na mostra são de autoria de Hélio Nobre, José Rosael, Irit Tommazini e Deborah Dubner. Os textos são assinados por Cecília Helena Salles Oliveira e Paulo César Garcez Marins. A curadoria é de Jonas Soares de Souza e o projeto é de Carlos Gama Chuva. A exposição "Azulejos: contando uma história" tem apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).

Comentários