Cotidiano

Publicado: Quarta-feira, 27 de junho de 2012

Em entrevista coletiva, novo Paço Municipal é apresentado à imprensa

Projeto custou 45 milhões aos cofres do município.

Crédito: Renan Pereira / Itu.com.br Em entrevista coletiva, novo Paço Municipal é apresentado à imprensa
Novo Paço Municipal de Itu considerado o primeiro Green Building Público da América Latina

Por Renan Pereira 

O novo Paço Municipal de Itu foi apresentado nesta quarta-feira (27 de junho), às 11 horas, à imprensa de Itu e região. O prédio – localizado no Itu Novo Centro e construído em um terreno de mais de 51 mil metros quadrados - é considerado o primeiro Green Building Público da América Latina. 

A entrevista coletiva contou com a presença do prefeito da cidade (Herculano Passos Jr.), do vice-prefeito (Josimar Ribeiro), da secretária de Meio Ambiente (Patrícia Otero) e de outros representantes do projeto. O evento teve ainda a participação do ex-governador do Acre e integrante do MEC, Arnóbio Marques Almeida, que se encontra no município para participar do II Fórum Internacional de Educação, no Itu Plaza Hotel.

Durante o encontro, Herculano Passos explicou que o Paço sustentável custou 45 milhões, e que os recursos usados foram retirados integralmente dos cofres municipais. Ainda de acordo com os cálculos da prefeitura, com a nova área – que agrega diversos serviços antes “espalhados” pela cidade – a administração municipal economizará aproximadamente R$ 2 milhões ao ano, já que cortará os gastos com aluguel dos antigos prédios e diminuirá consumo de serviços essenciais como água e luz.

Para Patrícia Otero, o novo Paço Municipal - que recebe o nome do pai do atual prefeito de Itu (escolhido pelos vereadores locais) - representa a evolução da cidade do ponto de vista ambiental, já que até mesmo os funcionários receberam atenção especial no processo. “Os treinamentos se estenderam aos colaboradores que trabalham na parte administrativa e na manutenção geral do local. Então eles receberam uma série de instruções sustentáveis, que com certeza os tornarão capazes de fazer um ótimo trabalho”, destacou.

O novo prédio ficará aberto para visitas monitoradas à população. As “turnês” acontecem em grupos de 15 a 20 pessoas, sempre às segundas e quintas-feiras, em dois horários: às 10 e às 14 horas. O agendamento será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, através dos telefones (11) 4813-9366 e 4813-9385.

Estrutura

A nova Prefeitura de Itu conta com estacionamento para 400 veículos e um anexo exclusivo para a Secretaria Municipal de Educação, com um auditório para mais de 300 pessoas. Com sua nova casa, a prefeitura aposta em "condições mais adequadas de trabalho para os servidores e melhorias no atendimento à população".

O novo Paço Municipal chamou a atenção desde a sua concepção. Ainda na fase inicial, foi apresentado na Conferência Internacional e EXPO do GBC Brasil, evento referência no cenário da construção civil sustentável brasileira e mundial, realizado em agosto de 2011, na sede da Federação do Comércio (Fecomercio), em São Paulo.

Comentários