Cultura

Publicado: Terça-feira, 5 de maio de 2015

Semana Almeida Júnior homenageia pintor ituano com diversas atividades

Programação especial acontece entre 5 e 17 de maio.

Semana Almeida Júnior homenageia pintor ituano com diversas atividades
Celebrando os 120 anos do quadro "Nhá Chica

Para lembrar a passagem dos 165 anos de nascimento do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, nascido no dia 08 de maio de 1850, a Secretaria Municipal de Cultura de Itu preparou uma programação especial para a Semana Almeida Júnior, com atividades gratuitas para todas as idades entre os dias 5 e 17 de maio.

Serão realizados concertos, intervenções artísticas, oficinas e palestras, lembrando a valorização da cultura caipira e a importância artística do pintor que após anos de estudo na Europa, retorna ao Brasil em 1882 e dá início a uma pintura fortemente identificada com as cores e os costumes brasileiros. Sua importância no cenário das artes o torna “patrono das artes plásticas brasileira”, data que também em sua homenagem é comemorada em 08 de maio.

Celebrando os 120 anos do quadro “Nhá Chica”, de 1895, a Secretaria apresenta uma vasta programação de atividades para as comemorações. Abordando a temática local, a Semana começa no dia 5 de maio com uma palestra sobre o linguajar caipira, em parceria com o Instituto Cultural de Itu e o CEUNSP. Saiba mais!

A mostra na Casa da Praça, “Divino e o Povo – fé e cultura popular”, traz esculturas do artista plástico ituano Segirson de Freitas, com representações de violeiros do Divino, cavaleiros e suas bandeiras e toda singeleza da tradição popular em torno da “folia do Divino”.

O fotógrafo Denys Flores apresenta uma série de fotografias da festa do Divino em Paraty (RJ), com um olhar sensível aos detalhes de cores e expressões do povo celebrando sua fé, além da exibição contínua do documentário “Quem tem medo de ser caipira”, produzido pelo Projeto Terra Paulista, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que inclui depoimentos de ituanos.

O cortejo da Folia do Divino, que percorrerá as ruas do centro histórico, parando em sete pousos, terminará na Casa da Praça, onde será feita a solene colocação da Bandeira do Divino Espírito Santo na exposição.

A Escola Municipal de Iniciação Artística “Manolo Santoro” elaborou uma intervenção musical, plástica e dramática sobre o quadro “Nhá Chica” e, pela primeira vez, fará uma apresentação ao público integrando professores e alunos dos cursos de violão, desenho e teatro.

A Semana conta ainda com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Oficina Cultural Grande Otelo, que iniciam a oficina de fotografia “Selfie: o autoretrato contemporâneo”, ministrada pelo fotógrafo ituano Paulo Aranha.

A oficina de Cururu e a apresentação do Grupo de Cururu de Sorocaba é um projeto do violeiro Zeca Colares, com incentivo do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, contribui para manter viva essa importante manifestação popular da cidade. Saiba mais!

A Semana Almeida Júnior ainda tem mais espetáculos culturais, como o concerto da Corporação Musical União dos Artistas e o Circuito Sesc de Artes. Confira abaixo a programação completa:

Dia 5 de maio – terça-feira
21h – Palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”
Padre Almir de Andrade
Local: Auditório da Reitoria - CEUNSP - Campus I (Praça Regente Feijó)

Dia 6 de maio – quarta-feira
10h – Abertura de exposição “O Divino e o Povo – fé e cultura popular”
Esculturas de Segirson de Freitas, fotos de Denys Flores, documentário “Quem tem medo de ser caipira?” (Terra Paulista/Cenpec)
Local: Casa da Praça – Praça Padre Miguel, 56 – Centro

Dia 7 de maio – quinta-feira e dia 14 de maio – quinta-feira
19h às 21h – Oficina de fotografia - “Selfie: o autorretrato contemporâneo” – Oficina Cultural Grande Otelo
Local: Casa da Praça

Dia 8 de maio – sexta-feira – 165 anos de nascimento de Almeida Júnior
14h30 – “Lembrança de Nhá Chica” Intervenção artística dos alunos e professores da EMIA “Manolo Santoro”
Local: Casa da Praça
17h às 22h – Circuito Sesc de Artes
Local: Praça da Independência

Dia 10 de maio - domingo
10h – Concerto da Corporação Musical União dos Artistas
Local: Vida em Movimento – Avenida Galileu Bicudo

Dia 15 de maio – sexta-feira
15h – Oficina de Cururu – Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro
19h - Apresentação Grupo de Cururu de Sorocaba e Zeca Colares
Local: Espaço Fábrica São Luiz – Rua Paula Souza, 492 – Centro

Dia 17 de maio - domingo
9h30 – Cortejo da Folia do Divino Espírito Santo (saída do Museu da Música, seguindo para o Espaço Fábrica São Luiz, Lar Escola Santo Inácio, Antiquário Lila, Museu da Energia Itu, Casa Amarela e Casa da Praça)

Comentários