Cultura

Publicado: Segunda-feira, 27 de abril de 2015

Palestra com especialista em filologia discute o linguajar caipira

Evento gratuito integra a Semana Almeida Júnior.

Palestra com especialista em filologia discute o linguajar caipira
Quadro "O Violeiro", de Almeida Júnior. Evento que homenageia do pintor terá palesta sobre linguagem caipira

Grande parte do repertório da música popular paulista, a chamada música caipira, ainda é cantada no linguajar caipira, dialeto falado no interior de São Paulo e em boa parte do Sudeste brasileiro, por influência dos bandeirantes no século XVII. Se fosse possível ouvir o falar e o cantar dos personagens dos quadros do pintor ituano Almeida Júnior, o linguajar seria o mesmo, que se origina da língua portuguesa arcaica e da língua geral falada pelos indígenas na Costa brasileira. Ainda está presente na vida paulista do interior.

Para discutir essas características o Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura trazem a Itu, no dia 5 de maio, às 21 horas, o especialista em filologia, Padre Almir de Andrade. O estudioso, que é ituano, estudou Filosofia e Teologia em universidades brasileiras e alemãs e especializou-se no estudo e origem das línguas neolatinas, que conhece com bastante intimidade. Depois de vinte anos trabalhando na Alemanha, Áustria e Itália, atualmente é professor de Latim e Grego no Seminário e Juiz do Tribunal Eclesiástico da Administração Apostólica São João Maria Vianney, em Campos de Goitacazes (RJ).

A palestra, que tem por tema “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?” faz parte das celebrações da Semana Almeida Júnior e conta com apoio do CEUNSP, local onde a palestra será realizada, e da Academia Ituana de Letras (Acadil), da qual o palestrante é associado correspondente.

Mostra cultural

O Museu da Música – Itu, localizado na Rua Floriano Peixoto, 480, Centro, mantém aberta a mostra cultural “A Moda da Viola”, que apresenta referenciais da música paulista e do linguajar caipira, que pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Cerca de 700 alunos das escolas públicas de Itu participam anualmente da ação educativa sobre o tema, patrocinada pelo Instituto Cultural de Itu.

Serviço:
Palestra “Linguajar caipira: deturpação da língua ou idioma?”
Data: dia 5 de maio, às 21h
Local: Auditório da Reitoria do CEUNSP
Endereço: Praça Regente Feijó, 137 - Centro
Entrada franca

Comentários