Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 11 de maio de 2015

Cortejo Solene da Bandeira do Divino ocorre neste domingo em Itu

Evento popular é iniciativa do Museu da Música.

Crédito: Fernanda de Francisco Cortejo Solene da Bandeira do Divino ocorre neste domingo em Itu
Grupo da Folia do Divino de Itu

O Museu da Música – Itu e a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Associação Cultural Vozes de Itu realizarão, no dia 17 de maio (domingo), o Cortejo Solene da Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhado pelo Núcleo Cultural da Folia do Divino de Itu, formado por sete foliões. A iniciativa é um desdobramento da mostra cultural “A Moda da Viola” e, ao mesmo tempo, uma forma de fortalecer os laços da comunidade com suas tradições culturais e musicais.

A Folia do Divino é um evento tradicional paulista, vindo de Portugal no período da colonização e se estendeu por todo o Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país.

A bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada de cantores e viola caipira é a síntese da cultura paulista. Durante as últimas semanas ela visitou sete pousos, casas de família, abençoando os lugares e a gente. A bandeira é enfeitada com fitas. Estas, à medida que se caminha, vai ganhando nós, feitos pelos que pedem graças ao Espírito Santo.

Os visitantes dos pousos poderão oferecer doces (embalagens fechadas), que, na semana seguinte, serão reunidos e entregues às crianças do Lar Escola Santo Inácio.

Um grupo de foliões faz a cantoria, à chegada da bandeira. Após a reza, a bandeira é conduzia para abençoar os quatro cantos da casa, enquanto o Coral Vozes de Itu canta as Jaculatórias ao Divino Espírito Santo, compostas por Elias Álvares Lobo em 1898, transcritas pelo Museu da Música. A Bandeira do Divino é conduzida pelo Alferes Rodrigo Cristofoletti.

A celebração principal do Divino Espírito Santo, será realizada no Domingo de Pentecostes, dia 24 de maio, na Paróquia de Nossa Senhora Candelária.

A Bandeira do Divino visitará os pousos armados nos seguintes lugares:

17 de maio de 2015, domingo
9h30 - Museu da Música – Itu (Rua Floriano Peixoto, 480)
10h00 - Espaço Fábrica São Luiz (Rua Paula Souza, 492)
10h15 – Lar Escola Santo Inácio (Rua Paula Souza, 564)
10h30 – Antiquário Lila (Rua Paula Souza, 607)
10h45 – Museu da Energia de Itu (Rua Paula Souza, 669)
11h00 – Casa Amarela (Rua Paula Souza, 740)
11h15 – Casa da Praça (Praça Padre Miguel, 56)

Todos os pousos estarão abertos, na manhã do dia 17 de maio, para visita da comunidade.

Comentários