Cultura

Publicado: Segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Instituto Cultural de Itu cria Centro de Estudos Nelson Werneck Sodré

Evento de abertura será no dia 1º de fevereiro, às 17 horas.

Instituto Cultural de Itu cria Centro de Estudos Nelson Werneck Sodré
Professora Durce Gonçalves Sanches com Olga Sodré, diretora do CEB-NWS

O Instituto Cultural de Itu anunciou a criação de um novo departamento, dentro de seus quadros, denominado Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS). A entidade existe desde 1999 e em 2007 criou o Museu da Música-Itu.

O Centro de Estudos Brasileiros terá por objetivo o desenvolvimento de estudos acerca da história e da cultura brasileira à luz da obra de seu patrono, Nelson Werneck Sodré, de quem se comemora o centenário de nascimento em 2011.

A criação do CEB-NWS foi decidida em reunião realizada nas dependências da Casa da Cultura, da qual participaram os membros do Conselho Diretor do Instituto Cultural de Itu: o professor Luís Roberto de Francisco (Presidente), o engenheiro Jair de Oliveira (Vice-Presidente), Maria Edith Baldy (1ª Secretária) e a professora Maria de Lourdes Sioli (Curadora do Museu da Música).

A instalação oficial do Departamento CEB-NWS acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 17 horas, nas dependências do Museu Republicano Convenção de Itu. Na mesma ocasião será dada posse à doutora Olga Regina Frugoli Sodré como diretora do Departamento e à professora Durce Gonçalves Sanches e ao professor Luís Roberto de Francisco, como conselheiros.

Ano NWS

Na mesma solenidade de instalação do Departamento CEB-NWS, será instituído o Ano Nelson Werneck Sodré. Neste sentido, o professor Jonas Soares de Souza (Secretário Municipal da Cultura) solicitou ao prefeito Herculano Jr. que decretasse oficialmente o Ano NWS em Itu, pedido este que foi aceito e cujo decreto deverá ser publicado nas próximas semanas. Leia artigo do Secretário de Cultura sobre Nelson Werrneck.

O Ano NWS será encerrado oficialmente em 2 de fevereiro de 2012. A data é de muito significado para a família de Nelson Werneck Sodré, pois foi neste dia que o historiador casou-se com Yolanda Frugoli Sodré, em 1935, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
 

Comentários