Instituto Cultural de Itu cria Centro de Estudos Nelson Werneck Sodré
Evento de abertura será no dia 1º de fevereiro, às 17 horas.
Deborah Dubner
O Instituto Cultural de Itu anunciou a criação de um novo departamento, dentro de seus quadros, denominado Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS). A entidade existe desde 1999 e em 2007 criou o Museu da Música-Itu.
O Centro de Estudos Brasileiros terá por objetivo o desenvolvimento de estudos acerca da história e da cultura brasileira à luz da obra de seu patrono, Nelson Werneck Sodré, de quem se comemora o centenário de nascimento em 2011.
A criação do CEB-NWS foi decidida em reunião realizada nas dependências da Casa da Cultura, da qual participaram os membros do Conselho Diretor do Instituto Cultural de Itu: o professor Luís Roberto de Francisco (Presidente), o engenheiro Jair de Oliveira (Vice-Presidente), Maria Edith Baldy (1ª Secretária) e a professora Maria de Lourdes Sioli (Curadora do Museu da Música).
A instalação oficial do Departamento CEB-NWS acontecerá no dia 1º de fevereiro, às 17 horas, nas dependências do Museu Republicano Convenção de Itu. Na mesma ocasião será dada posse à doutora Olga Regina Frugoli Sodré como diretora do Departamento e à professora Durce Gonçalves Sanches e ao professor Luís Roberto de Francisco, como conselheiros.
Ano NWS
Na mesma solenidade de instalação do Departamento CEB-NWS, será instituído o Ano Nelson Werneck Sodré. Neste sentido, o professor Jonas Soares de Souza (Secretário Municipal da Cultura) solicitou ao prefeito Herculano Jr. que decretasse oficialmente o Ano NWS em Itu, pedido este que foi aceito e cujo decreto deverá ser publicado nas próximas semanas. Leia artigo do Secretário de Cultura sobre Nelson Werrneck.
O Ano NWS será encerrado oficialmente em 2 de fevereiro de 2012. A data é de muito significado para a família de Nelson Werneck Sodré, pois foi neste dia que o historiador casou-se com Yolanda Frugoli Sodré, em 1935, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.