Cultura

Publicado: Segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Começa o Ano do Centenário de Nelson Werneck Sodré

Itu foi escolhida como ponto de referência das comemorações.

Crédito: A.I / Salathiel de Souza Começa o Ano do Centenário de Nelson Werneck Sodré
Jonas Soares de Souza (Secretário da Cultura de Itu), Maria Cristina Monteiro Tasca (Centro de Estudos do Museu Republicano) e a psicóloga Olga Sodré, filha do homenageado, participaram da primeira reunião

O ano de 2011 será marcado pelo centenário de nascimento de um dos mais conceituados historiadores brasileiros: Nelson Werneck Sodré. Em comemoração a esta data histórica, uma série de iniciativas começam a ser planejadas tendo como grande incentivadora a psicóloga Olga Sodré, filha do homenageado. “Não é apenas por ser meu pai”, diz. “A intenção é testemunhar sobre a contribuição de Nelson Werneck Sodré para a cultura brasileira”.

A cidade de Itu (SP) foi escolhida como ponto de referência das atividades comemorativas do Ano NWS. Na manhã de 6 de janeiro foi realizada uma primeira reunião de planejamento, nas dependências do Centros de Estudos do Museu Republicano. Dela participaram o professor Jonas Soares de Souza (Secretário da Cultura de Itu), a professora Maria de Lourdes Figueiredo Sioli (Instituto Cultural de Itu), o professor Luis Roberto de Francisco (Museu da Música – Itu), a bibliotecária Maria Cristina Monteiro Tasca (Centro de Estudos do Museu Republicano) e Alan Dubner (site Itu.com.br). Na ocasião, Olga Sodré apresentou o jornalista Salathiel de Souza como seu assessor de imprensa no projeto.

Durante a reunião foram discutidas datas e possibilidades de realização de vários eventos, como palestras e debates, relançamentos de obras de Nelson Werneck Sodré e exposições. As atividades serão incentivadas não apenas em Itu, mas por todo o país. A intenção é envolver entidades como a Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Nacional, o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, além dos departamentos de História das grandes universidades brasileiras.

Em breve um site sobre o Ano NWS deve ser lançado, contendo as principais informações sobre o historiador e suas obras, testemunhos e a programação dos eventos comemorativos. O projeto tem apoio integral do portal itu.com.br.

Comentários