Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Os melhores filmes que vi em 2014

Em 2014 eu assisti muitos filmes. Vi mais episódios de séries de TV, é verdade, mas reservei várias horas do ano para os longas-metragens, seja no cinema ou no conforto de casa. Abaixo, separo a lista com os 10 melhores – na minha humilde opinião – e o link para a crítica. Alguns filmes foram lançados originalmente em 2013, mas não tenho culpa se as distribuidoras só trouxeram por aqui em 2014... Também não selecionei filmes que, por alguma eventualidade, não fiz crítica (como os excelentes "Clube de Compras Dallas" e "Ela"). Prometo em 2015 aprimorar ainda mais a lista :)

Confira:

10) A Menina que Roubava Livros

A adaptação do best-seller escrito por Markus Zusak foi um dos primeiros filmes que vi em 2014. E me comoveu. A atuação de Sophie Nélisse, a ambientação perfeita da Alemanha nazista, a singela história de amor e amizade... Tudo isso fez com que o filme figurasse na minha lista dos 10 melhores filmes do ano passado. Leia a crítica completa aqui!

9) Capitão América 2: O Soldado Invernal

O primeiro filme do Capitão América já tinha sido legal, mas não chamava muito a atenção. A continuação se superou. Trouxe elementos de espionagem e política, com um clima mais soturno que o anterior, resultando num dos grandes filmes do ano e uma das melhores produções da Marvel nos cinemas. Para ler a crítica completa, clique aqui.

8) O Doador de Memórias

Esse era um filme que eu não dava nada e acabou figurando aqui nessa lista. Baseado no livro de Lois Lowry, “O Doador de Memórias” conta com um plano de fundo futurístico e distópico, adicionando elementos de romance juvenil que estão tão na moda. Destaque para a atuação de Jeff Bridges e a participação de Meryl Streep. Veja a crítica aqui!

7) Planeta dos Macacos: O Confronto

Continuação do bom “Planeta dos Macacos: A Origem”, esse novo filme dirigido por Matt Reeves elevou a franquia a um status de qualidade ainda maior. Quem rouba a cena é Andy Serkis, que interpreta por captura de movimentos o macaco Cesar. O final ainda deixa o espectador ansioso pela continuação, que chegará nos próximos anos. Leia a crítica aqui!

6) Lucy

O surpreendente novo filme de Luc Besson começa como um thriller de ação, mas evolui – assim como a personagem-título, interpretada pela sempre espetacular Scarlett Johansson – e se transforma numa obra mais “cerebral”, com inúmeros questionamentos que confundem nossa vã filosofia. Morgan Freeman também se destaca no filme – o que é redundante. Veja a crítica aqui!

5) 12 Anos de Escravidão

O vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2014 não podia ficar de fora! Um retrato nu e cru da escravidão americana, “12 Anos de Escravidão” conta com atuações magníficas de Chiwetel Ejiofor, Lupita Nyong’o e Michael Fassbender, além de direção caprichada de Steve McQueen. É aquele típico filme feito pra ganhar premiações. A crítica pode ser lida aqui.

4) X-Men: Dias de um Futuro Esquecido

Esse é um dos filmes que estava mais com o pé atrás em 2014. Isso porque tinha a dura missão de seguir a história do bom “X-Men: Primeira Classe”, só que com diversas mudanças. Uma delas foi a troca de diretor, que voltou a ser Bryan Singer. Mas meus temores não se confirmaram e o novo filme dos mutantes acabou sendo uma agradável surpresa. Veja a crítica aqui!

3) Guardiões da Galáxia

O filme mais lucrativo do ano foi a maior aposta da Marvel nos cinemas. Juntando personagens desconhecidos em um ambiente semelhante ao de “Star Wars”, o estúdio conseguiu agradar a todos e fez um clássico moderno. Tudo em “Guardiões da Galáxia” funciona: das boas atuações, passando pelos efeitos visuais caprichados e até a trilha sonora impecável. Leia a crítica aqui!

2) O Lobo de Wall Street

O filme mais surtado de 2014. Atuações monstruosas de Leonardo DiCaprio e Matthew McConaughey, com direção primorosa do sempre excelente Martin Scorsese. Um verdadeiro “tapa na cara da sociedade” – e do espectador incauto. Assim é “O Lobo de Wall Street”, filme que mostra a vida do ex-corretor da bolsa de valores Jordan Belfort. Veja a crítica aqui.

1) Garota Exemplar

O melhor filme de 2014 foi o último que vi. Baseado no livro homônimo de Gillian Flynn (que também assina o roteiro), “Garota Exemplar” traz tudo que um bom filme de David Fincher tem: reviravoltas, atuações impecáveis e aquele clima noir. Além dos astros Ben Affleck e Rosamund Pike, o filme ainda conta com os competentes Neil Patrick Harris, Kim Dickens e Carrie Coon. Clique aqui e leia a crítica.

E pra você, quais foram os melhores filmes de 2014? Deixe sua opinião! 

Comentários