Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

Conheça a transição e os benefícios dessa alimentação!

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção
Opções saudáveis e coloridas!

Por Jéssica Ferrari

Pare e pense: quantas vezes você come carne, durante a semana? Se você for uma daquelas pessoas que acredita que ela é a “mistura” da sua refeição, irá responder muitas! Porém, se você consegue trocar o pedaço de bife por um crocante pedaço de couve-flor empanada ou ainda um delicioso refogado de legumes, sem fazer “cara feia”, parabéns! Você tem grandes chances de conseguir se adequar ao vegetarianismo.

Por saúde, respeito aos animais ou pura simpática pela dieta, o número de pessoas que estão deixando os churrasquinhos de fim de semana e os sanduíches de fast food de lado, aumenta todos os anos. Segundo pesquisa online da Harris Interactive, encomendada pelo Grupo de Recursos Vegetarianos (VRG) em 2009, nos Estados Unidos é possível estimar que haja entre 6 e 8 milhões de adultos vegetarianos. Já no Brasil, ainda não se tem a confirmação desse número, no entanto uma pesquisa realizada pelo grupo Ipsos, um dos líderes globais no fornecimento de pesquisas de marketing, propaganda, mídia, satisfação do consumidor e pesquisa de opinião pública e social, aponta que 28% dos brasileiros têm procurado comer menos carne.

A transição para a dieta vegetariana não acontece de uma hora para outra. Ela deve passar por fases de adaptação diferentes, que começam com aquela troca do bife pela couve-flor até chegar à exclusão da carne no cardápio. “O fator mais importante deve ser a conscientização, a aceitação e uma tomada de decisão bem fundamentada para a mudança, que deve ser gradativa. Podem começar ingerindo a carne bovina em dias alternados, passando para a carne de aves ou peixes até a suspensão total.”, explica a nutricionista e colunista do Itu.com.br, Norma Honda.

Segundo a nutricionista, especialista em qualidade de vida e também colaboradora do Itu.com.br, Camila Gabriela Camargo, existem três tipos de dietas nesse hábito alimentar: ovo-lacto-vegetariana, lacto-vegetariana e vegana. “O primeiro grupo exclui apenas o consumo de carne. O segundo mantém a ingestão de leite e derivados, mas têm restrição para carne e ovos. E o terceiro não permite a ingestão de nenhum produto de origem animal, inclusive gelatina e laticínios.”, explica Camila.

Para o médico veterinário, Arivaldo Nunes, a mudança foi um processo. “Eu conheci pessoas que não comiam carne e aos poucos resolvi diminuir o consumo, mas sem privações, até chegar num ponto em que não sentia mais necessidade, nem vontade de comer carne e me senti bem assim”. Leia mais!

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

Arco-íris de opções!

Um dos motivos que pode atrair tantos adeptos ao vegetarianismo é a variedade de opções que essa culinária oferece. Refogados, assados, grelhados ou crus, os legumes e verduras fazem o maior sucesso nos pratos do dia a dia, e como a criatividade de algumas pessoas é imensa, não faltam cheiros e cores para tornar sua vida um verdadeiro arco-íris. Confira algumas deliciosas receitas vegetarianas da Internet!

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

É possível mudar com saúde!

Ser vegetariano traz benefícios em diversos aspectos, mas segundo Camila é preciso adequar a dieta, principalmente em relação ao consumo de proteínas. “As pessoas que decidirem ser veganas devem se atentar em relação ao cálcio e à vitamina B12, pois é necessária a suplementação da segunda a partir de alguns anos da dieta (em média 3 anos). Os vegetarianos, que não forem tão radicais podem repor essa vitamina por meio de ovos e do leite.”, conta Camila. Já o cálcio pode ser encontrado nos grãos e vegetais, afirma Norma.

Para repor as proteínas da carne, as dicas são saborosas e variadas. Segundo Norma, podemos ingerir o arroz integral acompanhado de algum tipo de grão, não só o feijão, como é o hábito no nosso país: mandioca, inhame, cará e outros grãos frescos como o milho e a ervilha, pois todos são ricos em proteínas. Saiba mais!

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

Polêmicas!

Para quem acredita que o vegetarianismo é uma forma de perder quilos, Camila desaponta, ”Conheço pessoas que para compensar a falta da carne utilizam muito carboidrato e também opções com muita gordura. É necessário acompanhamento nutricional para que não ocorra deficiências e que o vegetariano tenha sim, muita qualidade de vida!”.

Segundo Norma, as citações de que esse hábito alimentar não sacia a fome e por isso as crianças não podem fazer parte dele, é um mito! “Como os grãos são fontes muito ricas em proteína, a saciedade ocorre de forma satisfatória, ao contrário da carne animal que provoca uma metabolização muito demorada no processo da digestão.”, explica.

Outra polêmica é sobre os atletas vegetarianos. “Pensava-se que os praticantes de esporte não poderiam ser vegetarianos devido os gastos calóricos e a necessidade de mais proteínas, porém sabemos que há muitos atletas vegetarianos no mundo.”, conta Norma. Conheça alguns!

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

Amor e respeito à vida!

Muitas pessoas, assim como a colunista do Itu.com.br, Carla Mader, têm nos animais o principal motivo para aderir ao vegetarianismo. “Comer carne é uma barbárie, um atentado a vida. As pessoas que têm o mínimo de bondade em seu peito, fingem que os matadouros não existem. Caso o contrário, não conseguiriam dormir”.

Para Norma, essa consciência vai além e atinge toda a natureza. “Quando analisamos a extensão de terra utilizada para as pastagens, percebemos a devastação de vegetais que ocorre. Os animais também eliminam gases poluentes através das fezes e acabam provocando a contaminação de lençóis subterrâneos de água.”, alerta.

Ulla Rudiger acredita que ser vegetariano é estar ciente das necessidades reais do nosso organismo, e pensar no quanto a “saúde” do planeta e do meio-ambiente também depende de nós. "O meu hábito alimentar me fez perceber o quanto somos responsáveis por nós, e igualmente pelo meio em que vivemos".

Vegetarianos: Trocar de hábito alimentar pode ser uma deliciosa opção

Eles também pararam!

A lista de famosos que se consideram vegetarianos começa no Brasil, invade Hollywood, passa por palcos de todos os sons e desfila no tão famoso “tapete vermelho”. Veja quem já aderiu ao novo hábito alimentar!

Comentários