Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 1 de junho de 2010

Acordo estipula metas para diminuir uso de sacolas plásticas em Itu

Programa teve adesão de todos os mercados da cidade.

Crédito: AI/Prefeitura de Itu Acordo estipula metas para diminuir uso de sacolas plásticas em Itu
Crianças que participaram da campanha

Itu é, desde o dia 28 de maio, uma cidade mais responsável em relação ao meio ambiente.

A cidade está mais verde graças à assinatura do termo de compromisso entre Ministério Público e os supermercados ituanos para reduzir o consumo de sacolas plásticas no município. O programa foi aderido por 100% dos estabelecimentos, cujos representantes assinaram um acordo com fixação de metas a serem cumpridas nos próximos meses.

A solenidade aconteceu no auditório do Sincomércio e contou com a participação do promotor de Justiça do Meio Ambiente de Itu, Amauri Chaves Arfelli, idealizador do programa de redução do uso de sacolas plásticas em Itu; do prefeito Herculano Passos Júnior; do representante da Associação Paulista de Supermercados, Carlos Roberto Correa Ferreira, e de outras autoridades ituanas.

Com a assinatura do termo de compromisso, a campanha foi oficialmente implantada em Itu. Para despertar a atenção dos consumidores em relação ao projeto, já nos dias 28 e 29 de maio não foram fornecidas sacolas plásticas nos supermercados participantes do programa.

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu espera que a população compreenda e participe da campanha de redução do consumo de sacolas plásticas, procurando transportar suas mercadorias através de outros meios que não sejam as sacolas plásticas, criando um hábito ecosustentável.

A partir dessa grande mobilização, cada supermercado adotará livremente medidas internas para a redução do consumo de sacolas plásticas, divulgando essas alterações amplamente a seus consumidores. Entre as idéias estão a cobrança pelas sacolas plásticas utilizadas; a substituição de sacolas plásticas por outro tipo de embalagens como, por exemplo, caixas de papelão; implantação de sistema de pontos ou descontos por sacola plástica não utilizada; redução do número de caixas que operam com sacolas plásticas; e substituição das sacolas plásticas por sacolas biodegradáveis.

Os resultados do programa deverão ser apresentados durante seminário, previsto para acontecer um ano após a sua implantação, e que contará com a participação de todas as entidades envolvidas. O promotor de Justiça do Meio Ambiente de Itu, Amauri Chaves Arfelli, analisa que o projeto foi bem recebido pelos supermercados de Itu. “Esperamos que os consumidores compreendam as medidas tomadas pelos supermercados e colaborem através de sugestões e mudança de comportamento”.

Entenda o projeto

A ideia do projeto surgiu a partir de uma pesquisa feita durante todo o ano de 2009 pelo promotor Arfelli. Por meio desse projeto, a Promotoria solicitou parceria do Governo Municipal para implantar uma campanha que pretende deixar a cidade mais limpa, reduzindo o consumo de sacolas plásticas, envolvendo supermercados e mercados locais.

De acordo com os estudos realizados pelo promotor, o consumo cada vez mais crescente de sacolas plásticas no Brasil é preocupante. Por ano, são aproximadamente 800 sacolas por habitante, com produção superior a 18 bilhões anuais. O promotor destaca ainda que a poluição do solo, do ar, dos rios e mares é cada vez mais significativa em razão do consumo não consciente das sacolas plásticas.

Para colocar em prática esta iniciativa, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente do Fórum de Itu conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, e também do Departamento de Comunicação Social, além da empresa EPPO Ambiental, concessionária dos serviços de coleta e destinação de lixo e resíduos. Também são parceiros importantes a Diretoria Regional de Ensino de Itu, vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e os supermercados e mercados locais.

Escolas municipais, estaduais e particulares também participam do programa, por meio do desenvolvimento de projetos específicos sobre o tema. Entre as atividades desenvolvidas pelos alunos estão as campanhas e o monitoramento junto aos supermercados e mercados próximos à unidade escolar que frequentam. Também está previsto levantamento da situação do uso de sacolas plásticas antes e durante o programa a ser instalado em Itu, visando a avaliação da eficácia das medidas adotadas e das campanhas de conscientização realizadas nas escolas.

Leia Mais: Sacolas plásticas: não carregue esse hábito.

Comentários