Sustentabilidade

Publicado: Sexta-feira, 28 de maio de 2010

Campanha anti sacolas plásticas: hoje é o último dia em Itu

Você está preparado?

Crédito: banco de imagens Campanha anti sacolas plásticas: hoje é o último dia em Itu
Sacolas plásticas: prejuízos ao meio ambiente

Os estudantes de Itu estão nas ruas trabalhando na divulgação da campanha que ocorre hoje em seu último dia na cidade de Itu. O objetivo do projeto é conscientizar a população para reduzir o uso de sacolas plásticas.

A iniciativa partiu do promotor do meio ambiente, Amauri Chaves Arfelli, que desde julho do ano passado está se reunindo com representantes dos supermercados da cidade, das escolas da rede pública e privada, prefeitura e da Eppo Ambiental, empresa responsável pela coleta de lixo do município.

Nos dois dias escolhidos (28 e 29 de maio), os supermercados ficam incumbidos de não fornecer sacolas plásticas para os usuários. As opções devem ser sacolas retornáveis ou duráveis. Os estudantes da cidade estão envolvidos na campanha e vão ajudar os estabelecimentos na divulgação e até no gerenciamento do projeto.

O acordo prevê uma meta de 30% de redução da quantidade de sacolas em 12 meses e 50% em dois anos. “Não foi estabelecido o que cada estabelecimento vai fazer, mas dei ideias que vão desde a cobrança pela sacola até redução do número de caixas que ofereçam as sacolinhas e uma alternativa de se criar um programa de pontos, em que o consumidor poderá trocar aqueles pontos pelo não uso dos plásticos por mercadorias”, explica Arfelli.

Um estudo feito pelo promotor mostra que a média nacional é de 60 sacolas por habitante ao mês. Anualmente são cerca de 800 por pessoa e produção superior a 18 bilhões de sacolas. “A intenção não é abolir o uso como forma de acondicionamento do lixo, mas reduzir o consumo e, desta forma, se reduz a produção. O material usado na produção das sacolas é derivado de petróleo, fonte não renovável de energia e potencialmente poluidora do ar”, argumenta o promotor.

Como acondicionar o lixo?

Sem as sacolas plásticas, como armazenar o lixo em casa? Segundo o promotor, também foram feitas reuniões com os representantes da empresa Eppo. Ele apresentou duas sugestões: a distribuição de sacolas biodegradáveis e a possibilidade de separação do plástico do lixo orgânico. As alternativas ainda estão em estudo.

>> Leia também: Sacolas Plásticas: não carregue esse hábito!

Pacto selado

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu realizou na sexta-feira (28 de maio), às 9h30, no auditório do Sincomércio, a solenidade de assinatura do termo de compromisso entre Ministério Público e os supermercados da cidade. Os estabelecimentos que aderiram ao programa assinaram um acordo com fixação de metas a serem cumpridas no prazo de 12 a 24 meses. A reunião aconteceu exatamente no dia escolhido pelo Ministério Público e Prefeitura para a implantação da campanha. O objetivo é despertar ainda mais a atenção dos consumidores.

Comentários