Bem estar

Publicado: Quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Summer Fitness aposta em sistema periodizado e ambiente agradável

Além disso, academia conta com profissionais gabaritados.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Summer Fitness aposta em sistema periodizado e ambiente agradável
Ricardo e Renato Michetti têm experiência multifatorial em Educação Física e atuam na área desde 1994

Por André Roedel

Apostando num sistema periodizado e treinamento personalizado, a Summer Fitness Academia vem conquistando cada vez mais alunos. Em um ambiente agradável e familiar, os educadores físicos Renato e Ricardo Michetti, atuantes na área desde 1994, desenvolvem treinos pensando na individualidade e acompanham de perto os exercícios, especialmente para quem quer emagrecer de maneira saudável.

“O emagrecimento é um processo. A pessoa tem que dormir bem, comer em menor quantidade e em intervalos regulares, ela tem que ter atividade física pelo menos seis horas na semana, e precisa ter um controle disso”, explica Ricardo, que é graduado pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), com especialização em Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício, e Reabilitação Cardíaca e Atividade Física.

O sistema periodizado, que é a “alma” da Summer Fitness, consiste em definir carga suportada pelo aluno e os objetivos que ele visa dentro de um complexo anual. Com isso, os professores definem um programa de treinos para os alunos. “Nós temos um trabalho de treinamento pré-determinado, um treinamento que o aluno segue direitinho”, comenta Renato, também graduado pela FEFISO.

Exercício como benefício social

O exercício físico não faz bem só para o corpo, mas para a mente também. “O exercício físico em si sempre vai ter benefícios. Primeiro no aspecto social. A pessoa vai sair da casa dela, vai entrar num ambiente que é voltado para a saúde. Uma pessoa, por exemplo, que tem depressão consegue nesse espaço desenvolver amizades, desenvolver esses aspectos de segurança social”, comenta Ricardo.

Para todas as idades

“O exercício pode ser praticado desde o nascimento até quando conseguir andar”, comenta Ricardo. A única coisa que varia entre as idades é a carga aplicada. “O problema maior da terceira idade é que ela começa a fazer exercícios já com problemas, com lesões crônicas. Aí é um negócio complicado. Dizer que o exercício vai resolver todos os problemas é absurdo”, explica.

Musculação ajuda a perder peso

Um mito foi instaurado em academias de que a musculação não ajuda no emagrecimento, mas isso não é verdade. “O aluno tem uma falsa ideia de que quem quer emagrecer não faz musculação. Faz sim. Ele tem que fazer musculação, ele tem que ganhar massa muscular. Ele tem que entender que o peso que ele está pesando não significa que ele está gordo”, comenta Renato.

Ele explica ainda que a pessoa está gorda quando tem determinada porcentagem de gordura, não por estar pesado – vale lembrar que o músculo, por ser mais denso e compacto do que o tecido gorduroso, pesa mais. “Ele vai treinar, ele vai ganhar massa muscular e, consequentemente, ele vai aumentar seu metabolismo basal (que é a quantidade calórica ou energética que o corpo necessita) e vai perder mais gordura”, disse.

Evasão

Um grande problema das academias é a evasão dos alunos durante o inverno, principalmente. Mas, como o treino é periodizado, o aluno da Summer Fitness fica ciente que pode perder o que conquistou caso interrompa os treinos. “Como o treino é periódico, ele tem que se manter. Senão toda vez que ele retorna, ele vai ter que recomeçar esse treinamento”, explica Renato.

Cuidado com os suplementos

Outro problema é o uso indiscriminado de suplementos pelos alunos. Por isso, Renato alerta: “de nada adianta o aluno suplementar se o arroz com feijão lá de casa ele não come. Ele não bebe bem água, ele não come fruta, não come legumes... Só quer suplementar. Não adianta em nada. Há necessidade de uma boa alimentação e, como o próprio nome já diz, suplementar com os produtos”.

“O suplemento em si não vai fazer o aluno crescer. Ele vai suplementar as necessidades do aluno. Mas claro que dentro do limite. Senão ele vai gastar dinheiro, vai fazer mal pro organismo dele por causa de excesso de vitaminas, proteínas e carboidratos, e não vai ter resultado nenhum”, comenta Renato Michetti.

Matricule-se já

Se você procura iniciar em 2014 um estilo de vida mais saudável, mas quer desenvolver seus treinos em um local diferenciado, com ambiente tranquilo, harmonioso e bem humorado, entre em contato com a Summer Fitness Academia! O endereço é Praça Washington Luis, nº 283, Vila Leis (próximo ao Estádio Novelli Júnior). O telefone para contato é o (11) 4025-4717.

Comentários