Região

Publicado: Terça-feira, 1 de outubro de 2019

Sinfônica de Indaiatuba leva Festa dos Animais de Saint-Saëns ao Ciaei

Serão duas apresentações gratuitas, uma especial para as crianças

Crédito: Arquivo - Eliandro Figueira RIC/PMI Sinfônica de Indaiatuba leva Festa dos Animais de Saint-Saëns ao Ciaei
Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Os inúmeros sons dos animais das florestas representados ao som de violinos, pianos, flautas, clarinetes e violoncelos? É muito possível e, na verdade, serão colocados em prática no concerto ‘O Carnaval dos Animais’, que a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba leva ao palco do CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba) nos dias 5 e 6 de outubro, em duas montagens especiais com entrada gratuita e por ordem de chegada.

Realizado com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura, no sábado (5) a apresentação tem início às 20h. Completando o repertório, a Sinfônica de Indaiatuba apresenta ainda a Serenata Noturna Nº 6 para cordas e tímpanos, uma pequena obra composta em 1776 quando Mozart ainda vivia em Salzburg e apresenta uma formação incomum, com cordas e tímpanos; além de Andante Cantabile, de Tchaikovsky, uma adaptação para orquestra do movimento lento de seu Quarteto de Cordas Nº 1 em Ré Maior.

Crianças

No domingo, dia 6 de outubro, a Sinfônica promove uma apresentação especial de ‘O Carnaval dos Animais’ em homenagem às crianças. “Neste dia o concerto foi pensado para as crianças, com projeções durante a execução da obra. No final do concerto, faremos um ‘Safári’ pela orquestra, para que os ‘pequenos exploradores’ conheçam de perto os instrumentos que imitam os sons dos animais”, explica o maestro Paulo de Paula, diretor artístico e regente da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Neste dia, a apresentação está marcada para as 17 horas.

Para as duas apresentações, os solistas convidados pela Orquestra são os pianistas Mauricy Martins, professor de piano da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e Lúcia Helena Bismara, mestre em música pela mesma instituição. O espetáculo contará ainda com a participação do ator Marcos Becker, que será o “mestre de cerimônias” desse carnaval, e das alunas do curso de Ballet da Secretaria de Cultura de Indaiatuba.

O Carnaval dos Animais

O Carnaval dos Animais foi composto em fevereiro de 1886, quando o compositor francês Camille Saint-Saëns passava férias na Áustria, mas ele nunca permitiu que a obra fosse executada em público porque temia que sua reputação como compositor sério fosse colocada em perigo, principalmente porque a obra faz uma grande crítica ao cenário musical parisiense do final do século XIX. Saint-Saëns promove uma grande sátira aos estudantes de piano, considerados pelo compositor como “verdadeiros animais, e não dos menos barulhentos”.

Assim, O Carnaval dos Animais ficou restrito apenas a apresentações privadas feitas por Saint-Saës a amigos próximos. Somente com a morte do compositor, a peça veio a ser executada em público, fazendo um enorme sucesso e tornando-se uma de suas obras mais conhecidas até os dias de hoje.

Serviço:
Concerto O Carnaval dos Animais
Datas: 5 de outubro (sábado), às 20 h
6 de outubro (domingo), às 17 h
Local: Sala Acrísio de Camargo, no CIAEI. Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3,665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP)
Informações: www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/
Entrada gratuita e por ordem de chegada

Comentários