Opinião

Publicado: Quinta-feira, 20 de maio de 2010

Bebel Arruda: Café para degustar?

Crédito: Deborah Dubner/www.itu.com.br Bebel Arruda: Café para degustar?
"Muitas pessoas nem imaginam todo o caminho que o café percorre para garantir a qualidade do nosso cafezinho"

No cafezinho nosso de cada dia, não importa se em casa ou fora, o importante é saber qual café beber, o que influencia aquela bebida tão cheirosa, que torna qualquer ambiente aconchegante, familiar, resgatando lembranças de histórias ouvidas ou vividas pelos nossos antepassados.

Muitas pessoas nem imaginam todo o caminho que o café percorre para garantir a qualidade do nosso cafezinho: desde a escolha do grão, local adequado, cuidado com a plantação, colheita (cadê os colhedores?), secagem (reza pra não chover!), beneficiamento (cuidado com a classificação), torra no ponto certo (essencial para definição do sabor), moagem específica para cada maneira de fazer café,  e por último as máquinas (quantas já existem!).

Atualmente, cada empresa comercializa pelo menos uma marca de café e cada marca pode englobar diversos produtos. Então, às vezes, ficamos na dúvida quando vemos na prateleira do supermercado tantas embalagens diferentes e sofisticadas.

Nós estamos em um bom momento do café. O próprio consumidor, em algumas cafeterias, já arrisca fazer o seu próprio blend e sabe que hoje o melhor café também fica no Brasil. Ele custa mais caro, mas ao mesmo tempo proporciona maior prazer na hora de beber e traz benefícios à saúde.

O café 100% arábica selecionado é o mais fino na escala da qualidade, produzindo uma bebida complexa, mais leve, aromática, doce e ligeiramente ácida.

Atualmente, já podemos contar com profissionais tecnicamente habilitados para servir e preparar bebida a base de café. São os 'baristas', que cada vez mais estão ajudando os consumidores a apreciar a boa bebida.  

Convido você, depois de ler esse artigo, a 'degustar' o seu cafezinho em vez de bebê-lo, seja ele coado ou expresso. Chegou a hora do 'after taste', o sabor que permanece na boca após a ingestão da bebida: beba um pouco de água gasosa ou natural antes da degustação. Quanto mais prolongado e agradável permanecer este gostinho na sua boca, maior a probabilidade de você ter experimentado um excelente café. Faça disso um hábito!

Feliz Dia Nacional do Café!

Bebel Arruda é engenheira agrônoma, proprietária da Fazenda Santo Antonio da Bela Vista e do Café Gamela. É responsável pelo tour “Do cafezal ao Cafezinho”, que já recebeu milhares de pessoas do Brasil e do mundo, das mais diferentes idades.      

Comentários