Educação

Publicado: Quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Qual a influência da tecnologia nos estudos?

Meios de comunicação e Mídias Sociais podem te ajudar!

Qual a influência da tecnologia nos estudos?
É necessário fazer uma grande peneira para poder extrair bom conteúdo dos meios de comunicação
Por Marília Monteiro

As tecnologias no meio de comunicação detêm um grande poder sobre a população. E servem tanto para ajudar, quanto para atrapalhar a vida moderna.
 
É necessário 'passar uma peneira’ em todos os meios, para poder extrair seu bom conteúdo e não ficar limitado aos programas mais famosos (isso inclui jornais e entretenimento), que nem sempre são totalmente verdadeiros.
 
Na internet a escolha deve ser ainda mais rigorosa, devido às características que tornam o conceito de ‘boa ferramenta’ contraditório: muita opção de informação, e a possibilidade de ser feita por qualquer internauta.
 
Porém, quem está se preparando para o vestibular já faz essa seleção naturalmente, devido à falta de tempo e à necessidade de informações concretas. “O vestibular, mesmo com sua reformulação, exige conhecimentos adquiridos tanto dentro, como fora da sala de aula”, afirma a estudante Fernanda Scaravelli, do curso de biologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).
 
“Ter uma ideia geral sobre diversos assuntos, principalmente os acontecimentos da atualidade, com certeza ajuda na hora de fazer a prova e principalmente ao escrever a redação”, completa a universitária.
 
Fernanda vê os meios de comunicação como uma opção para quem não se concentra muito em livros. “Para muita gente, o exercício da leitura é algo monótono e nada atrativo. Então, vale a pena consultar outras fontes de informações, como a televisão, a Internet, o rádio - meios de comunicação mais dinâmicos que um livro”.
 
Os celulares podem ajudar a dinamizar a atualização de notícias através da internet de fácil acesso que proporciona ao usuário todo universo da Web, além dos programas de torpedos (SMS) com recentes acontecimentos políticos, econômicos, esportivos, entre outros, mundiais ou não.
 
Mídias sociais amigas do vestibulando?
 
Para muitos, as Mídias Sociais são grandes vilãs dos estudantes, pelo tamanho envolvimento que causam. Porém, não só de relacionamento interpessoal elas vivem. Como já foi citado, o conhecimento é proporcional à busca e essa regra vale também para sites de relacionamento.
 
O Twitter, que é o novo queridinho do Brasil, é uma das ferramentas mais úteis quando o assunto é informação. Se o indivíduo segue perfis de jornais, revistas e sites de notícias, recebe todas as atualizações que eles publicam, obtendo um ‘bombardeio’ de atualidades.
 
Blogs confiáveis, ou seja, que se sabe quem ou que instituição está postando, podem ser bons aliados nos conhecimentos específicos e dia-a-dia da carreira que deseja seguir. Comunidades no Orkut podem servir para saber quais são as atividades que a Universidade escolhida oferece, ter uma noção geral do tipo de aluno que ela tem, saber sobre repúblicas disponíveis (para quem quer estudar longe de casa), comentários sobre vestibulares anteriores, e muito mais.
 
Isso sem contar com o princípio básico desses sites, o contato pessoal com quem já ingressou na faculdade, que pode dar dicas valiosas em relação à prova e à instituição.
 
O importante mesmo é não deixar os tradicionais livros e exercícios de lado, e complementar suas pesquisas com toda facilidade tecnológica que nos é disposta atualmente. Para quem vai prestar vestibular, a expressão “Boa sorte” deve ser substituída pela “Bons estudos”, pois o resultado depende do empenho de cada um.
Comentários