Economia & Negócios

Publicado: Quarta-feira, 15 de julho de 2009

Eu blogo, tu blogas, ele bloga...

De uma brincadeira a assuntos sérios.

Eu blogo, tu blogas, ele bloga...
O blog é uma boa maneira de você mostrar o que pensa
Por Marília Monteiro

Seguindo a mega reportagem sobre mídias sociais que começou na semana passada, e continuará semanalmente até 2010, o assunto desta vez são os Blogs.
 
Vamos supor que você admire muito uma pessoa, seja ela famosa ou não. Goste do que ela expressa, ou de seu trabalho. Se quiser saber mais sobre tal personalidade, basta googlar o nome do(a) admirado(a) para encontrá-lo(a) em diversos lugares. Quem nunca fez isso?
 
Em cada mídia social é possível descobrir “um lado” de uma pessoa. Por exemplo, no twitter dá para ver com quais assuntos o indivíduo está engajado e quais são seus interesses. O Orkut mostra mais como ele se relaciona com as pessoas, além de fornecer fotos e vídeos que gosta. Em cada mídia social, uma sentença! E os blogs?
 
Blog vem de “weblog” criado em 1997. Dois anos depois, Peter Merholz, por brincadeira, desmembrou a palavra para formar um termo, ficando “we blog”, que foi colocado na barra lateral de seu blog na época. Daí também vem o verbo “blogar”.
 
Atualmente, o Brasil é o segundo país em número de blogs. Dá pra acreditar?
 
No blog pode-se aprofundar mais e saber qual a real opinião da pessoa. A ferramenta pode revelar se o sujeito tem um lado cômico jamais visto pessoalmente, se tem pensamentos bons e irônicos/sarcásticos, e muito mais.
 
O conceito de Blog evoluiu muito desde sua criação. Antes, ele era visto como diário e hoje se tornou um meio de comunicação e expressão de muitos jornais, revistas, instituições e pessoas. Dá até para lucrar com eles.

O colunista Murilo Gagliardi fez uma entrevista especial com o Edney (Interney.net) sobre esse assunto. Vale a pena ser lida!
Com linguagem despojada e possibilidade de focar em que quiser, o autor do blog tem total arbitrariedade nesse campo, podendo discutir política, economia, fazer humor, contar histórias, poemas, postar desenhos, etc. Possuindo tal liberdade, o autor passa a querer cada vez mais leitores para prestigiar seu blog. Porém, seu acesso varia de acordo com o conteúdo postado. “Fazer do blog um diário não é legal. Escrever onde você foi, o que comeu, com quem foi, não interessa a quase ninguém, a não ser que você seja um artista famoso. Já fazer textos humorísticos, quadrinhos e piadas de própria autoria, ou seja, inventar coisas, é bastante interessante. As pessoas não costumam gostar de posts copiados” afirma Bruno Predolin, integrante do Teletube, famoso blog humorístico.
 
Depois de fazer comunidades inusitadas no Orkut e ganhar fama como B!, Bruno e alguns amigos resolveram criar um blog com ideias inéditas. “Eu, o Sérgio (Kone) e o Danilo Miranda estávamos conversando sobre ter um blog diferente dos que já existiam, sem copiar conteúdos engraçados de algum lugar.Queríamos criar nosso próprio conteúdo e ter a nossa linguagem. Tanto é que o público do Teletube não é a massa. Apesar das mais de quatro mil visitas diárias, ele é bastante seleto, pois são poucos os que conseguem entender, porque alguns posts estão com vários erros de ortografia e outros praticamente impecáveis no português.Há uma variação de estilos dos membros que postam, justamente pra agradar a quem procura algo que não tenha um humor tão enlatado quantos os outros blogs que existem por aí”, conta.
 
Danilo Miranda diz que o blog serve para expressar e compartilhar pensamentos. “São coisas que vão crescendo na cabeça com o tempo paralelamente. Vejo algo na rua, penso num assunto, numa frase, e depois de algum tempo (dias, horas) surge outra coisa sobre o mesmo assunto, até uma hora que ou eu escrevo ou vai virar uma Zorra Total na minha cabeça (o que seria uma tragédia)”, comenta.
 
Diversas personalidades possuem e escrevem em seus blogs, aproximando e criando um laço informal com o fã e leitor, além de possibilitar que este saiba um pouco mais sobre você e a maneira como pensa.
 
Alguns jornalistas também escrevem em blogs, discutindo diversos assuntos específicos. A Folha de São Paulo, por exemplo, tem uma página apontando seus jornalistas e respectivos blogs. A revista Veja tem o blog “Radar online”, onde são divulgadas várias noticias rápidas para quem não tem muito tempo e quer se manter bem informado.
 
As crianças, por sua vez, não ficam atrás. Nativas da web, elas crescem pensando em quadrinhos, links e posts e acham que email é “coisa de velho”. Um exemplo é o caso de Danny Dubner, 10 anos, que há 3 meses criou o blog da Turma da Mônica Jovem e em uma comunidade do mesmo tema já tem 600 seguidores cadastrados. Um dos seus posts (um vídeo da TMJ) foi visto por mais de 1200 pessoas. E eles acham isso normal!
 
Hoje existem blogs sobre todos os assuntos, com conteúdos bem interessantes. É fácil e rápido fazer um. Selecionamos alguns desses blogs que valem a pena ser lidos, de acordo com seu interesse.
 
Como eu comecei
 
Quando eu comecei na Internet, mais ou menos na &eac
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