Esportes

Publicado: Quinta-feira, 26 de junho de 2008

52º Jogos Regionais acontece em Itu

A competição envolverá cerca de 70 cidades e 9 mil pessoas.

Crédito: Fábio Navarro/AI Prefeitura Itu 52º Jogos Regionais acontece em Itu
90 modalidades são disputadas nos Jogos Regionais
Pela segunda vez na história da cidade, Itu é sede dos Jogos Regionais. Durante os 52º Jogos Regionais, que acontecem entre os dias 14 e 27 de julho, a cidade torna-se palco de grandes competições esportivas envolvendo cerca de 70 cidades da região e nove mil pessoas entre atletas, comissão técnica, equipe de apoio e organização que movimentarão o município durante as competições. Confira as cidades participantes e os locais onde elas ficarão hospedadas!
 
A última vez que Itu sediou os Jogos Regionais foi em 1990, ou seja, há 18 anos. Na época as competições eram muito diferentes do que são hoje. Eram apenas 25 modalidades, hoje são 90, e só 43 municípios participavam, hoje são cerca de 70. Itu já participou de 19 edições de Jogos Regionais.
 
Os Jogos Regionais, junto com os Jogos Abertos, são uma das mais importantes competições realizadas no interior do Estado. Em 2007, os Jogos foram realizados na cidade de São Roque, de onde Itu saiu com a segunda colocação, com 122 medalhas, um recorde para o município.
 
Organização
Cabe a Prefeitura a organização de toda a parte de alojamento, comunicação, estrutura dos locais de competições, o site oficial dos Jogos, central de imprensa, medalhas, troféus, distribuição dos boletins, hospedagem de comitê dirigente e arbitragem, cerimonial de abertura e encerramento.
 
A Secretaria de Estado fica a cargo da organização das tabelas dos jogos, arbitragem, JJD (Junta de Justiça Desportiva) e conferência de atletas. Para isso são enviados cerca de 20 funcionários que colaboram na coordenação das competições.
 
  
Mascote
A Praça da Matriz abriga os exageros de Itu: um orelhão e um semáforo. O Orelhão é um requisitado ponto turístico de Itu e um dos responsáveis pela fama da "cidade onde tudo é grande", criada pelo saudoso comediante local Francisco Flaviano de Almeida, mais conhecido como Simplício, personagem do programa Praça da Alegria, da antiga TV Tupi.
 
A atração tem cerca de sete metros. Em 1998, após a reforma da Praça da Matriz, o Orelhão original, com a cor abóbora da Telesp, foi substituído por um similar aos atuais orelhões da empresa Telefônica.
Comentários