Sustentabilidade

Publicado: Terça-feira, 17 de abril de 2012

Sistema de descarte de lixo de Itu é destaque no Jornal Nacional

A cidade apresenta um exemplo positivo.

Sistema de descarte de lixo de Itu é destaque no Jornal Nacional
Todas os bairros da cidade recebem coleta diária na porta de casa

Itu foi destaque na mídia nacional por conta do sistema de descarte de lixo que é aplicado na cidade. Jornalistas do “Jornal Nacional”, apresentado por William Bonner e Patrícia Poeta, na Rede Globo, visitaram a cidade no dia 13 de abril.

Durante a matéria, os repórteres explicaram a importância de fazer o descarte do lixo corretamente e o município mostrou um exemplo positivo. A cidade conta com mais de dois mil containers de coleta mecanizada, que estão à disposição dos moradores ituanos.

A coleta mecanizada tem várias vantagens. São elas:

> a segurança dos lixeiros, que não têm contato com o material que estão recolhendo;
> a higiene da cidade;
> a rapidez.

Todos os bairro da cidade recebem coleta diária na porta de casa. Após este processo, os materiais seguem até a cooperativa de reciclagem, a COMAREI. Ao todo, 400 toneladas de lixo viram matéria-prima para outros produtos.

Cooperativa de Materiais Recicláveis de Itu 

A COMAREI tem como objetivos o cooperativismo, a capacitação e a profissionalização dos catadores como agentes da limpeza e proteção ambiental. Atende 45 famílias através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis às indústrias recicladoras. Tem uma ação inovadora por ser a responsável pela coleta seletiva de lixo em toda cidade de Itu, sendo referência em todo Brasil.

A prática do consumo sustentável é essencial, diminuindo o volume de lixo descartado, aumentando a vida útil dos aterros sanitários e poupando recursos naturais, como: petróleo, minérios, energia e água. Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar nossos hábitos de consumo e de descarte são alternativas que minimizam o problema lixo. Com esse trabalho, a COMAREI contribui de forma consciente para a preservação e melhoria da vida em nosso planeta.

Leia mais: Comarei e o lixo reciclável de Itu

Comentários