Cerimônia marca início das obras de nova empresa em Itu
Japonesa Aisin Automotive deve ser inaugurada em 2015.
André Roedel
Na manhã desta quarta-feira, dia 21 de maio, ocorreu o evento de lançamento da pedra fundamental da empresa Aisin Automotive LTDA (que atua no ramo de autopeças e fornecerá transmissores para a montadora Mitsubishi) em Itu. A cerimônia seguiu as tradições japonesas e contou com a simulação das primeiras movimentações de terra para a construção de um novo prédio (Kuwaireshiki), realizada pelas autoridades presentes.
Em seguida foi feito o chumbamento de uma cápsula do tempo, contendo artigos que registram o dia do início das obras, como a planta da construção, um exemplar do jornal do dia e algumas moedas atuais. O prefeito Antonio Tuíze e os secretários de Governo, Rick Schmidt, e Apoio ao Emprego e Incentivo ao Desenvolvimento Empresarial, José Rubens Nunes Gomes, estiveram presentes.
O evento também contou com a participação dos presidentes da Aisin Automotive, Takeshi Osada, da construtora responsável pela obra, Wagner Suzuki, da Aisin do Brasil, Hideki Kawamura e da Aisin Ai Ind. Automotiva, Fumihiko Suzuki, além do vice-presidente da Aisin Automotive, Teruki Konishi.
“A Aisin também quer se tornar grande, como os monumentos de Itu e quer conquistar o mercado automotivo brasileiro, como o Ituano conquistou o Campeonato Paulista de 2014, com garra, trabalho e dedicação”, disse Takeshi Osada. O presidente também afirmou que a empresa entra em uma nova fase, buscando ampliar os produtos oferecidos para, assim, atender a demanda do mercado brasileiro.
Em seu pronunciamento, o prefeito Antonio Tuíze lembrou que atualmente a cidade de Itu possui sete empresas japonesas, que são responsáveis por cerca de 40% dos impostos recolhidos no município. “Mas não basta trazer as empresas para a cidade. É preciso trabalhar para mantê-las por aqui”, disse.
De acordo com nota da Prefeitura de Itu, as obras de construção da Aisin Automotive LTDA devem ser finalizadas em fevereiro de 2015. Segundo informações anteriores, a fábrica terá 23 mil metros quadrados de área construída, com um quadro de 450 funcionários, quando atingir sua atividade plena, no final do ano que vem.