Turismo

Publicado: Quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cafezinho com gosto de prosa: caia na tentação!

Saiba mais sobre a Cafeteria Gamela!

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Cafezinho com gosto de prosa: caia na tentação!
O charmoso local reserva sabores diferenciados!

Que morador de Itu ainda não passou pela Rua Paula Souza - no coração do Centro Histórico de Itu - sem sentir o cheirinho inconfundível da Cafeteria Gamela? É impossível para qualquer morador ou turista que passeia pelo centro não saber que ele faz parte da memória aromática da cidade.

O Café Gamela, pequeno no tamanho e grande na hospitalidade, reúne dois ingredientes de muito sabor: o café expresso da Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, direto do produtor, em grão ou moído na hora e a boa prosa! "O nosso café é preparado de modo artesanal e traz toda a dedicação que é preciso, para se cultivá-lo.", afirma Bebel. E para acompanhar, é claro, deliciosos quitutes doces e salgados, para qualquer bom apreciador da gastronomia caseira. Algumas receitas de biscoitinhos e as deliciosas balas de café são tradições da família, fabricadas pela proprietária, Dona Maria Ignes. Destaque também para o bombocado, doce de nozes, bolachas amanteigadas e para os salgados de ótima qualidade.

“Quando você entra na cafeteria, além de sentir o cheirinho do café moído na hora, consegue também sentir a tradição da nossa família e a paixão dela por esta nobre cultura.”, explica Bebel Arruda.

A cafeteria divulga também o turismo rural da fazenda, sendo a continuação do projeto pedagógico “Do Cafezal ao Cafezinho”. Afinal, o expresso é a etapa do agronegócio café que mais cresce no mundo e graças ao conhecimento de Célio (pai) e Bebel (filha) ninguém sai de lá sem aprender algo novo sobre esta nobre cultura. Assim, o café, símbolo da hospitalidade brasileira, marca também a hospitalidade dos donos, que recebem seus fregueses de braços abertos.

História

A Cafeteria Gamela foi inaugurada em junho de 2001. Os proprietários estão no ramo de café desde 1927. Essa história pode ser vista no próprio local, através das fotos da família que enfeitam as paredes do café. Além disso, essas histórias são contadas pelo proprietário Célio, que não perde a oportunidade de criar um slogan sobre a bebida: “Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”.

O ambiente é ideal para cair em tentação e sair de todos os regimes, com a vantagem de se trocar um bom dedo de prosa. “Sempre digo que o mundo é pequeno, e na Gamela é menor ainda, porque quando as pessoas não se conhecem, acabam ficando com amigos em comum”, brinca o proprietário Célio Arruda, que adora uma boa conversa.

Serviço:
Cafeteria Gamela
Rua Paula Souza, 547 - Itu/SP
(11) 4023-1335

Comentários