Esportes

Publicado: Quarta-feira, 16 de junho de 2010

Favorita Espanha perde para a retranqueira Suíça

Alemanha aparece como favorita após primeira rodada.

Crédito: AFP Favorita Espanha perde para a retranqueira Suíça
Casillas parou meia suíço, mas não a bola, que se acomodou no fundo do gol espanhol

Por Leandro Sarubo

A fúria mostrou que vai sobrar pipoca durante a copa de 2010. Logo em sua estréia, a seleção, franca favorita ao título, não resistiu ao poderio defensivo da Suíça, seleção que não toma gols desde a Copa de 2006, e foi derrotada por 1 a 0. Fernando Torres? Pasme: ele só entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo, assim como Pedro, jovem jogador do Barcelona que foi uma das sensações da temporada europeia.

A Espanha, armada com Villa e Silva, antiga dupla do Valencia (Villa se transferiu para o Barça, Silva deve ir para a Internazionale), sofreu com a verdadeira muralha. A leveza do chocolate, que caracteriza a Suíça, foi substituída por uma aplicação perfeita de seu sistema defensivo, através de zagueiros, alas e volantes muito bem postados.

Acuada, com chutes fortes e escanteios como melhores alternativas para o gol, o técnico espanhol abriu mais o time. Torres e Pedro, o primeiro recuperado recentemente de uma contusão que prejudicou inclusive sua temporada no Liverpool, entraram, trouxeram velocidade, mas não furaram de maneira de maneira eficiente, direta, a estrutura suíça. Aos 24 minutos, o melhor chute: Xabi Alonso, que carimbou generosamente o travessão do goleiro Bengalio. A Espanha chutou quatro vezes mais a gol que a Suíça

O gol suíço? Derdiyok disparou na área de Casillas, que parou o meia mas não a bola, que sobrou para Fernandes empurrar para o gol. Zebra chocólatra.

Com este resultado, a primeira rodada da Copa marca a Alemanha como franca favorita. A seleção vice campeã em 2002 foi a única a vencer e convencer. A Holanda, sem Robben, foi outro destaque positivo. Brasil, Itália, Inglaterra e, sobretudo, Espanha, que abram o olho.

Comentários