Esportes

Publicado: Terça-feira, 15 de junho de 2010

Brasil vence Coreia do Norte na estreia da Copa

Seleção não empolga contra adversário frágil.

Por Leandro Sarubo

Após um primeiro tempo fraco, em que os gols foram assinalados apenas por Joaquim Osório Duque Estrada, autor do aborrecido hino nacional brasileiro, que goleou nossos jogadores, o Brasil conseguiu cumprir com sua obrigação: vencer a fraquíssima seleção da Coreia do Norte, equipe claramente despreparada para disputar um torneio de alto nível. O placar foi magro. 2 a 1.

Pecando nas finalizações e formatado de uma maneira em que Robinho mais buscava bolas do que recebia, exemplo preciso da desorganização tática do Kim Jong brasileiro, o técnico Dunga, o time brasileiro passou os 45 minutos iniciais dando esperanças aos norte coreanos que, pasmem, gostaram da partida e jogaram parte dela de maneira menos defensiva.

No retorno para o segundo tempo, ainda com três volantes e um Kaká tão apático quanto em sua temporada no Real Madrid, o Brasil mostrou um pouco de iniciativa. Maicon, um dos filhos pródigos da tríplice coroa europeia da Internazionale de Milão, aos 10 minutos, abriu o placar, após disparo de três dedos da linha de fundo.

Aos 26 minutos, boa jogada entre Robinho e Elano. O meia recebeu passe do atacante brasileiro e tocou na saída do goleiro, finalizando o placar verde e amarelo. O mesmo Elano sairia em seguida, para dar lugar ao versátil Daniel Alves.

Depois do segundo gol, o torcedor viu algumas tentativas de jogadas mais ofensivas, mas nada de muito concreto. Michel Bastos, um dos raros destaques positivos da seleção, tentou boas jogadas. Luis Fabiano demonstrou raça – e só. Kaká? Foi substituído por Nilmar, que entrou muito bem. Aliás, uma dúvida: se o Robinho caçava bolas e Elano ficava fixo, por que não recuar o atacante para a "posição" de Elano e colocar Nilmar para fazer dupla de ataque com Luis Fabiano?

Dunga fez ainda uma terceira substituição. Sacou Felipe Melo, que descontados os passes errados lembrou um pouco o jogador que causou sensação na Fiorentina, e colocou Ramires, o único punido com cartão amarelo na partida, em seu lugar. Aos 43 minutos, a surpresa: Yun Nam, o número 8 da seleção dos desfiles militares sem fim, dominou uma bola na grande área acertando um bom chute na saída de Julio Cesar. Alegria para os norte coreanos no estádio - não houve transmissão da partida no país.

O Brasil volta a jogar no domingo, quando enfrentará a Costa do Marfim, que já contou com Drogba na partida de hoje contra Portugal, finalizada sem gols para nenhuma das equipes.

Torcida não desanimou

O fato de o Brasil ter estreado perante uma seleção fraca não desanimou os brasileiros. No Trending Topics mundial, a "parada de sucessos" do Twitter, além do hit “Cala Boca Galvão”, o Brasil emplacou “Dani Alves”, “Felipe Melo” e “Elano” na lista dos dez mais lembrados.

Na televisão, muita audiência. Durante o jogo, a Globo marcou 45 pontos no Ibope, seguida pela Band, com 11. O SBT marcou apenas 2 pontos, enquanto RedeTV! E Record somaram 1 ponto cada. Nem a novela "Passione" deu audiência semelhante desde sua estreia. Entre os aparelhos sintonizados nas principais redes abertas do Brasil, 93% estavam ligadas na partida da seleção.

Comentários