Esportes

Publicado: Domingo, 17 de março de 2019

Quem pode parar o Santos no Paulistão?

Por Daniel Rodrigues, 

A equipe liderada por Jorge Sampaoli avançou para a fase mata-mata do torneio estadual de São Paulo com três rodadas de antecedência, concentrando-se em um jogo preciso e de ataque, somado a uma defesa quase imbatível.

O Santos só foi derrotado pelo Ituano

Mesmo antes de terminar a fase de grupos do campeonato paulista, o Santos já aparecia quase invencível e como um dos favoritos para vencer o torneio estadual. O site da Globoesporte destaca Santos como o líder geral do Paulistão, fazendo menção honrosa à defesa quase imbatível do clube Alvinegro.

Tendo uma porcentagem de 70% dos jogos sem receber um gol, a única equipe que conseguiu marcar uma parada ao Santos no torneio estadual foi o Ituano, já que o Galo de Itu marcou 5 × 1 contra o Peixe, encerrando sua invencibilidade durante a visita que tiveram ao estádio Júnior Novelli em um jogo que passou para a história.

No entanto, o Santos só teve 8 gols contra no total dos 10 jogos da primeira fase neste competitivo torneio. Em relação à positividade destes resultados na defesa, o goleiro Vanderlei já explicou que tudo se deve ao treinamento que ele e seus companheiros fazem toda semana antes dos jogos.

O Santos contribui para a espetacular projeção do torneio estadual

A espetacularidade do Paulistão lhe rendeu uma grande projeção além da região, e até fora do país, já que agora é possível fazer apostas online na Betfair e acompanhar todos os jogos da competição estadual. Exemplos disso foram a visita de Ituano ao Bragantino SP, e o Santos recebendo o Novorizontino durante a 11.ª rodada do campeonato de São Paulo.

Com relação a isso, o site de notícias esportivas ESPN destaca a ofensividade com a qual o Santos enfrenta o Novorizontino, apesar dos desfalques da equipe após as suspensões de Gustavo Henrique e Derlis González, bem como a saída temporária de Alison devido a que recentemente sofreu um corte no pé.

Deixando de lado os problemas que podem afetar a equipe, o técnico Jorge Sampaoli conseguiu surpreender até seus próprios jogadores, buscando criar um perfil ofensivo ao clube Alvinegro. Ao concentrar-se em diversificar o treinamento e alternar seus jogadores em várias posições dentro do campo de jogo, é que o técnico argentino estimulou a energia necessária para sua equipe, desde que assumiu a frente do Peixe em dezembro de 2018.

Como mostra o jornal Folha de S. Paulo, o estilo de Jorge Sampaoli não é novo, mas é inovador no futebol paulista, e como pertence à pequena parte dos técnicos que gostam de jogar no campo do adversário, o argentino conseguiu aumentar a espetacularidade do futebol do Santos desde a sua chegada ao clube.

Até agora, apenas o Ituano conseguiu lidar com o futebol de ataque de Santos, no entanto, o Red Bull Brasil também é mostrado como um rival que poderia detê-los nas quartas-de-final, já que segue de perto ao Peixe dentro do Paulistão.

Comentários