Esportes

Publicado: Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Ituano encerra invencibilidade do Santos com goleada histórica

Partida pelo Paulistão terminou 5x1 para o Galo de Itu.

Crédito: Miguel Schincariol/Ituano FC Ituano encerra invencibilidade do Santos com goleada histórica
Jogadores do Ituano comemoram

A comemoração do aniversário de 409 anos de Itu, no último sábado, parece ter inspirado os jogadores do Ituano para a partida contra o Santos pela quinta rodada do Campeonato Paulista 2019. Isso porque o Galo honrou a fama de "Cidade dos Exageros" ao derrotar o peixe por 5x1, encerrando a invencibilidade do time comandado por Sampaoli.    

A partida, realizada neste dia 3 de fevereiro no Estádio Novelli Júnior, encheu de orgulho os torcedores ituanos que vinham preocupados com a atuação da equipe na competição. Desta vez, o ótimo desempenho do grupo contra um dos maiores times do estado fechou com chave de ouro a celebração de mais um ano de existência do município. 

Morato foi quem abriu o placar da goleada histórica. Depois Serrato e Jonas também balançaram a rede para o time da casa. O Santos ainda descontou com Jean Mota, fazendo 3x1, mas no fim do primeiro tempo Morato marcou novamente após cruzamento. E na volta do intervalo, o capitão Léo fechou o placar do jogo ao cabecear forte após cruzamento preciso.

Com esta segunda vitória na competição, o Galo rubro-negro subiu para a segunda posição com 7 pontos no grupo D. Está atrás dois pontos do líder São Paulo. O próximo confronto está marcado para sexta-feira, dia 8, contra o RB Brasil, às 18h45

O técnico Vinicius Bergantin, que começou sua carreira na base do Ituano, foi capitão do título de 2002 e desde 2013 trabalha como técnico no clube, iniciando sua carreira no sub-17, ainda não tem a real dimensão do tamanho desta vitória. “Na verdade ainda não tenho noção das proporções desta vitória. Não só por ser uma grande equipe como é o Santos, mas também pelo momento que o time deles está vivendo, e principalmente pelo placar. Tudo que tem de bom num jogo de futebol nós colocamos em prática hoje. Somando o coração que veio na frente de todas as nossas atitudes. Comprometimento, parte técnica e tática, e a entrega dos atletas. Além da qualidade que os atletas colocaram em campo que foi de altíssimo nível”, confessou.

Nas quatro primeiras rodadas, o Ituano marcou três gols. Neste jogo fez três gols com menos de 20 minutos. O Santos tinha sofrido apenas um gol em quatro jogos. E no Novelli Júnior sofreu 5 gols.

O jogo

O primeiro gol saiu aos 7 minutos de jogo após um lançamento de Martinelli para Morato, que antes da chegada do goleiro Vanderlei tocou para o gol. Na comemoração foi celebrar com os torcedores do Galo de Itu no alambrado. O segundo gol saiu só dois minutos depois. Serrato deu o bote na esquerda, roubou a bola na defesa e partiu em velocidade. Na saída de Vanderlei ele tocou devagar no cantinho e a bola morreu mansamente no gol.

O Santos até tentou uma pressão com três cruzamentos seguidos, mas sem sucesso. No primeiro ataque do Ituano após esta pressão, escanteio cobrado por Correa na esquerda. Alemão cabeceou na trave e no rebote Jonas completou para o gol vazio. Isto com 19 minutos de jogo, levando a torcida do Galo à loucura.

Em outro lance, Alemão puxou o contragolpe e na saída de Vanderlei tocou no meio para Morato, que perdeu a passada e a chance de marcar mais um. O Santos também jogava no ataque em busca do gol. Deliz Gonzalez teve a chance de diminuir ao tocar no canto e a bola raspau o poste de Pegorari. Até que aos 41' Jean Mota, um pouco a frente do zagueiro, desviou de cabeça o cruzamento feito por Carlos Sanchez e fez o gol do Santos. Seria a reação do peixe? Até parecia, no entanto o time da casa se manteve focado e antes do apito final, ainda no primeiro tempo, fez mais um. Após cruzamento em curva de Martinelli, Morato apareceu novamente e pegou de primeira para fazer 4×1. 

“Nós sabíamos que seria um jogo diferente. Por isso entramos com uma outra formação em relação as outras partidas. Nossa estratégia foi neutralizar a saída de bola do Santos que coloca muito jogador por dentro, e utiliza o Vitor Ferraz e Copete por fora. A bola entrou um pouco de mais por fora, mas conseguimos impedir o jogo deles por dentro. Conseguimos neutralizar o Santos. A chave foi essa linha de três volantes e com Morato e Martinelli se entendendo muito bem lá na frente”, explicou o técnico Vinicius como fez para anular o Santos. A linha de três volantes teve Baralhas, Serrato e Correa que entrou no lugar de uma dos meias do Ituano.

No segundo tempo, Vinicius colocou Claudinho e manteve a velocidade dos contragolpes. Num deles, Martinelli recebeu a falta na direita. Correa cobrou para a área, e o zagueiro Léo testou com força para marcar o 5×1 e decretar a exagerada goleada. Para o técnico do Galo, uma vitória que aumenta a confiança do grupo. “A nossa tranquilidade vai até o início do treino para o próximo jogo. Claro que temos que curtir esta vitória histórica, mas o campeonato é muito difícil e sabemos das nossas responsabilidades. Do mesmo que não questionamos tudo nas derrotas, não podemos nos empolgar com uma vitória como essa. Temos que trazer uma boa confiança, mas temos que manter os pés no chão”, lembrou Bergantin que disputa seu segundo Paulista como técnico.

Comentários