Educação

Publicado: Terça-feira, 13 de abril de 2010

Colégio Monteiro incorpora inovações pedagógicas

A escola desenvolve a metodologia Mind Lab.

Crédito: Arquivo do Colégio Monteiro Colégio Monteiro incorpora inovações pedagógicas
As gêmeas Natália e Beatriz apoiam o novo método de ensino

Natália e Beatriz Francischinelli Milani são irmãs gêmeas. Se destacam em sala de aula tanto pelas boas notas quanto pelo envolvimento e contribuição com seus olhares críticos e criativos em projetos acadêmicos.

Desde 2007 as irmãs estudam no Colégio Integrado Monteiro Lobato. Atualmente, ambas estão matriculadas no 8º ano do Ensino Fundamental, que incorporou em 2010 uma série de inovações pedagógicas.

Desde o início do ano letivo deste ano, o Colégio utiliza jogos de tabuleiro para desenvolver a socialização e o aprendizado utilizando a metodologia internacional Mind Lab com os alunos do 6º ao 9º ano. Além disso, os professores do Monteiro passaram a, semanalmente, partilhar experiências e se atualizar no Encontro Pedagógico de Aprimoramento (EPA). As “gêmeas”, como são conhecidas, perceberam as inovações. “Nossos professores se tornaram mais atenciosos, presentes e exigentes”, afirma Natália. “Gostamos dos jogos. É divertido e os métodos que aprendemos são usados por todos os professores para ajudar a resolver situações do dia-a-dia” declara Beatriz.

Com a metodologia Mind Lab, o Colégio Monteiro passou a fazer parte de uma comunidade internacional que prioriza o desenvolvimento de habilidades para situações do cotidiano no âmbito cognitivo, social e emocional, para estimular o pensamento criativo, o trabalho em equipe, a autoestima, a autoavaliação e a autoconfiança. Os alunos também lidam com regras e ambientes competitivos, e são estimulados a conviver melhor com as frustrações e com relações que envolvem perdas e ganhos.

Já o EPA é um trabalho de atualização, orientação e partilha de práticas pedagógicas. Coordenadores e professores do Ensino Fundamental II participam de cursos, palestras, discutem temas, problemas e propõem projetos para serem aplicados em sala de aula. “É um momento importante para que todos os professores se ajudem e autoavaliem suas práticas pedagógicas. Precisamos disto”, acredita a professora de geografia Kátia Borges de Brito Urbini.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Maria Claudia Farinello Borsari, as novidades oferecidas pelo curso buscam o autoconhecimento e melhorias nas relações interpessoais para o constante desenvolvimento de alunos e professores. “Trabalhamos habilidades e competências de educadores e estudantes por meio de orientações pedagógicas e avaliações diagnósticas. Estas ações coordenadas permitem uma melhor comunicação, possibilitando momentos de reflexão e aprendizagem para todos os envolvidos no processo de educar”, afirma Claudia.

Beatriz e Natália estão satisfeitas com as inovações. Acreditam no curso e na constante melhoria do Colégio. “Acreditamos no método de ensino e gostamos daqui, do ambiente escolar e de como é planejada e organizada cada inovação”, declara Natália.
 

Leia mais: www.monteirolobato.net

Comentários