Entretenimento

Publicado: Terça-feira, 6 de agosto de 2019

Itu recebe espetáculo inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga

Atração infantil será apresentada no Teatro Nósmesmos.

Itu recebe espetáculo inspirado no universo poético de Luiz Gonzaga
Espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro

Nos dias 17 e 18 de agosto (sábado e domingo), o Teatro Nósmesmos recebe o espetáculo infantil "Procurando Luiz", inspirado no universo de Luiz Gonzaga, do Grupo Cena Teatral. A obra já foi vista e aplaudida por quase 20 mil espectadores desde sua estreia em 2014 e com o reconhecimento da crítica especializada. O espetáculo integra o ProAC – Programação de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (SP), com os patrocínios das empresas Tenda Atacado e Knauf Isopor. As apresentações ocorrem no sábado e no domingo às 16h. 

Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca. Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone.

Vale ressaltar que esta nova temporada ocorre quando se relembram os 30 anos da morte de Luiz Gonzaga, além de marcar os 70 anos da composição de seu primeiro forró, a música “Forró do Mané Vito”, escrita em 1949 em parceria com Zé Dantas.

A montagem foi indicada em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de para o teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

Workshop gratuito

Além de assistir ao espetáculo, o público de Itu terá a oportunidade de participar de um Workshop gratuito no dia 18 de agosto (domingo), às 11h, em que o elenco dará detalhes de toda a pesquisa e processo criativo de 2 anos para a montagem de Procurando Luiz. A oficina é composta de vivência em musicalidade, criação teatral e todo o processo de pesquisa, que inclui jogos teatrais, corporais e musicais, sempre respeitando os limites individuais dos participantes, sejam eles jovens ou adultos. O encontro é voltado a artistas, grupos, educadores, estudantes e interessados em geral, que poderão inclusive sugerir atividades conjuntas, proporcionando integração e intercâmbio de linguagens, fortalecendo e estimulando a participação e troca de experiências. A atividade tem inscrições limitadas e o participante pode reservar a sua vaga através do telefone (11) 99698-0208.
 

Serviço:
- PROCURANDO LUIZ
Data: 17 e 18 de agosto
Horário: 16h
Ingresso: R$20,00 inteira / R$10,00 meia-entrada
Indicação: Livre

- WORKSHOP GRATUITO – “PROCURANDO LUIZ”
Data: 18 de agosto
Horário: 11h
Ingresso: Gratuito (Reservar vaga)

Pontos de Vendas de Ingressos do espetáculo:
Teatro Nósmesmos (Unicenter)
Endereço: Avenida Prudente de Moraes, nº 210 – Sala 304 – Vila Nova – Itu/SP
Contato: WhatsApp (11) 99698-0208

Comentários