Educação

Publicado: Segunda-feira, 11 de julho de 2011

Frugar! Compartilhe informações úteis sobre produtos com seus amigos

Saiba mais sobre esse projeto na série Web do Bem.

Crédito: Reprodução Frugar! Compartilhe informações úteis sobre produtos com seus amigos
No Frugar, as listas são o ponto de encontro do internauta

Por Renan Pereira 

Já pensou em um lugar onde você possa dar e ouvir opiniões de outras pessoas sobre diversos produtos, trocar experiências e comparar preços sem sair de casa? Pois bem, esse lugar já existe. O Frugar (my.frugar.com.br) – projeto fundado pelo empreendedor carioca Paulo Lerner - é a primeira rede social com o objetivo de aproximar consumidores e fazer com que eles encontrem soluções práticas no mundo do comércio.

Através do portal, os internautas podem pesquisar sobre mais de 1,5 milhão de produtos disponíveis em lojas de todo o país; além de interagir com os amigos trocando sugestões e dicas úteis. Imagine, por exemplo, que você quer agradar alguém com um presente, mas está em dúvida. É aí que o Frugar – destaque dessa semana da série Web do Bem - entra em ação, ajudando você a tomar a decisão: ele apresenta opções de produtos e marcas, informa os melhores preços e conveniência de compra; e permite ainda que você veja dicas e sugestões dos amigos.

Ao contrário do que pode parecer em um primeiro momento, o Frugar não é uma loja on-line e não vende diretamente os produtos aos consumidores. O projeto consiste em pesquisas de vendas em lojas on-line e compartilhamento de opiniões de pessoas com interesses em comum.

Listas

Os usuários podem usar o site ainda para montar “listas” de produtos que sonham comprar um dia ou de produtos engraçados, que você reuniu, por exemplo, apenas para se divertir com os amigos. “As chamadas listas são grupos de produtos que você pesquisa e reúne por algum motivo, podendo criar um conjunto de acessórios para sua bicicleta ou de itens de maquiagem. Pode colecionar produtos que gostaria de ganhar e chamar seus amigos para escolher um presente para você ou criar uma lista com tudo que encontrar no espaço sobre sua banda preferida ou sua série de TV favorita. As possibilidades são infinitas”, explicam os organizadores.  

No Frugar, as listas são o ponto de encontro. Através delas você cria vínculos entre os produtos que escolheu e convida seus amigos para dar opiniões sobre eles. Você também pode pesquisar e visitar as coleções que seus amigos decidiram compartilhar com você, além de poder acessar as listas públicas de outros usuários.

Privacidade

No Frugar, você escolhe o nível de privacidade e decide quem pode ver seu perfil e suas listas. Você pode compartilhar informações pessoais apenas com seus amigos, com amigos de amigos ou com todos os usuários do portal. É possível ainda escolher se quer manter suas listas privadas (só você e quem você convidar podem ver), dividi-las com todos os seus amigos (todos os seus contatos do Frugar podem ver) ou torná-las públicas (todos os usuários do Frugar poderão acessar).

Advertência

Como nem tudo são flores, a direção do Frugar avisa que não se responsabiliza pelos serviços prestados por qualquer loja, nem dá garantia sobre produtos vendidos por qualquer varejista. “Assim como nossos consumidores, queremos trabalhar com lojas responsáveis. Caso você tenha uma experiência ruim com algum lojista encontrado a partir do Frugar, por favor, nos informe através do e-mail [email protected] para que possamos monitorar a qualidade dos varejistas incluídos em nosso serviço”, diz o site.

Comentários