Economia & Negócios

Publicado: Sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo

Confira dicas de profissionais para fechar um bom contrato.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo
O preço do seguro varia de acordo com a marca, ano, cidade e até mesmo onde ele fica estacionado

Por André Roedel

Ter um carro nos dias de hoje não é tarefa das mais simples. Além do custo do veículo em si, ainda existem outros gastos como combustível, licenciamento, IPVA e manutenção. Não dá pra arriscar e deixar um investimento alto como esse sem proteção. Por isso, contratar um seguro torna-se item indispensável para qualquer motorista.

O seguro nada mais é que um contrato pelo qual a empresa seguradora indeniza o cliente em caso de ocorrência de sinistro (evento quando o bem segurado sofre perda ou prejuízo material), em troca do recebimento de um prêmio de seguro, que é a prestação paga pelo segurado – valor determinado de acordo com o modelo do carro, marca, ano e diversas outras variáveis analisadas pelo corretor.

“O ramo de corretagem de seguros é um pouco delicado, porque comprar seguro não é igual comprar maionese no supermercado”, compara Edson Goulart, gerente de e-commerce da Gandini Corretora de Seguros, uma das principais empresas do setor em todo o Brasil. Ele explica que a compra de seguro é consultiva, ou seja, o cliente precisa consultar o corretor para não ficar desamparado num momento de sinistro.

E os casos de sinistros ocorrem com frequência em Itu. De acordo com o 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, até o mês de julho deste ano foram registrados 56 roubos de veículos na cidade. No ano passado, ao todo, foram 88 ocorrências. O número de acidentes é ainda maior: em 2012 foram 445 com vítima e, até julho deste ano, 203 registros. Sem vítimas, foram 975 casos em 2012 e 495 em 2013 até agora.

Um desses casos aconteceu com a administradora de empresas Edlaine Rossini. Ela, quando ainda era estudante, teve seu carro (um Volkswagen Gol 1995) roubado em frente à faculdade. O pior de tudo: o veículo de Edlaine não tinha seguro. “Eu estacionei em um local comum, onde todos os alunos deixavam seus carros. Fui pra aula, e quando saí da faculdade e fui em direção aonde tinha estacionado, eu não o encontrei mais”, conta a jovem.

Por ser um carro com mais de 15 anos de uso, Edlaine não se preocupou em contratar seguro. “Achava que, por ser um carro antigo, não seria tão vulnerável ao furto. Só depois descobri que carros dessa marca são bastante ‘visados’”, relata a jovem, que diz ter entrada em desespero ao saber do roubo.

O diretor da Gandini, Pedro Edson Ribeiro, explica que mesmo os veículos mais velhos têm opções de seguros, mas são mais caras. “Nos veículos antigos, qualquer colisão que ele tenha a probabilidade de ser perda total é muito grande. E a seguradora tem por obrigação substituir as peças (avariadas) por peças de veículos 0 km”, explica.

E, para ficar livre de dores de cabeça, o motorista não deve apenas contratar um seguro, mas escolher uma corretora de confiança e tradição no mercado, como a Gandini. “Nós temos um cuidado muito grande com a qualidade do que a gente vende, porque isso vai refletir no futuro. A nossa filosofia é vender bem, não vender muito – mas é por isso que a gente vende muito”, explica Goulart.

Gandini Corretora de Seguros

Há mais de 25 anos no mercado, a Gandini Corretora de Seguros é uma empresa especializada não só na venda de seguros, mas de tranquilidade. Além do seguro para veículos, a empresa oferece diversos outros serviços, como seguro de Vida, Saúde, Residencial e Empresarial. Com forte investimento em treinamento de seus funcionários, a corretora acaba se diferenciando das demais.

De acordo com o diretor Pedro Edson Ribeiro, são quatro os pontos que fazem da Gandini uma grande opção para a contratação de seguros. Um deles é a empresa fazer parte de um grupo consolidado. Outro fator é contar com uma equipe profissionalizada, com experiência no mercado. Além disso, outro ponto essencial são os treinamentos e qualificações que a empresa investe em seu pessoal. Por último – mas não menos importante – são as parcerias com grandes seguradoras, como Porto Seguro e Allianz.

O relacionamento com os funcionários contribui com a filosofia de bom atendimento da Gandini Corretora de Seguros. “Existe um envolvimento muito grande. Não é um tratamento empregador-empregado meramente”, conta Edson Goulart. “O funcionário veste a camisa do cliente, não veste a camisa da empresa”, conclui o gerente.

Dicas na hora de contratar um seguro

Pedro Edson Ribeiro e Edson Goulart deixaram quatro importantes dicas para o leitor do Itu.com.br que está pensando em contratar um seguro. Confira:

Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo

1) Seja sincero
Quando for efetuar o contrato de seguro, seja absolutamente sincero com seu corretor. Informe corretamente os dados dos condutores, local onde o carro fica estacionado entre outras informações pertinentes. Caso isso não aconteça, o próprio segurado pode enfrentar problemas em um eventual sinistro.

Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo

2) Busque empresas de confiança
Procure contratar seguro em corretoras com experiência no mercado e que tenham diferenciais. A Gandini Corretora de Seguros, por exemplo, além de estar há mais de 25 anos atuando na área, tem um eficiente departamento de sinistro, que não é comum encontrar em qualquer corretora.

Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo

3) Consulte a SUSEP
É recomendado ao cliente que o mesmo procure no site da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro, se a corretora é homologada para não correr riscos.

Seguro: a melhor opção para a proteção do seu veículo

4) Exija a apólice da seguradora
A apólice da seguradora é a garantia que, em caso de sinistro, o segurado será indenizado. Por isso, é importante que o cliente exija o documento.

Comentários