Economia & Negócios

Publicado: Terça-feira, 28 de maio de 2019

Relatório aponta economia milionária do governo atual em Itu

Melhoria na gestão do dinheiro público poupou R$16 milhões

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Relatório aponta economia milionária do governo atual em Itu
Prefeitura de Itu

Um relatório elaborado pela Controladoria Geral da Prefeitura de Itu, que comparou os gastos dos anos de 2016 e 2018, demonstra que mesmo sem considerar a inflação do período, a economia alcançada é de R$16 milhões. “Esse levantamento comprova a seriedade de nossa administração e o respeito com o dinheiro público, ao contrário da verdadeira farra que ocorria no passado. Se formos calcular, levando em conta a variação inflacionária, a economia é ainda maior do que a representada nesses números”, comenta o prefeito Guilherme Gazzola.

“O resultado ilustra em números a austeridade e eficiência do governo atual que contribuíram para o melhor aproveitamento dos recursos públicos, permitindo a realocação de verbas em áreas mais carentes da municipalidade, como Saúde e Educação, possibilitando investimentos no Hospital Municipal e na Rede Saber”, declara o chefe do Executivo.

Um dos casos mais expressivos de economia, apontado no relatório, é observado com tarifa de pedágio “Sem Parar”, que em 2016 foi de R$ 145.443,42 e em 2018 baixou para somente R$ 1.363,58. Essa redução de 99,06% foi obtida com a implantação da Isenção da Tarifa de Pedágio, prevista em uma portaria da Artesp, que poderia estar sendo utilizada desde o ano de 2014.

Outro modelo que ilustra a maneira como o dinheiro público era tratado pela gestão anterior está na contratação de uma empresa de assessoria jurídica por, praticamente, R$ 2 milhões no ano de 2016. Essa despesa foi revista, mantendo-se somente os serviços indispensáveis ao Poder Público, o que trouxe a redução de aproximadamente 90%.

No atual governo, a despesa com a contratação de empresa para serviços de sinalização viária, que custou R$ 3.382.124,39 no ano de 2016, foi extinta. A economia de 100% veio com o cancelamento do contrato e o serviço passou a ser executado pela própria Prefeitura, que adquiriu o equipamento de pintura para sinalização das ruas e avenidas.

O relatório prossegue, totalizando mais de 15 itens em diversas áreas da administração, demonstrando outros exemplos do gasto consciente dos recursos como a diminuição em quase 60% na aquisição de gêneros alimentícios supérfluos, que eram consumidos em repartições públicas. Houve o corte dos artigos desnecessários e foi mantido somente o essencial para o dia a dia.

De acordo com a Controladoria Geral da Prefeitura, serão solicitadas aberturas de sindicâncias para apuração de eventuais irregularidades nos gastos excessivos revelados neste levantamento. A escolha do ano de 2018 para representar a presente administração se deve ao fato de Exercício de 2017 ter transcorrido como uma fase de transição, havendo, por exemplo, a necessidade da manutenção de alguns contratos previamente firmados.

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