Economia & Negócios

Publicado: Domingo, 9 de agosto de 2009

História e Política: como tudo começou em Itu!

Conheça os primeiros passos traçados pela Política ituana!

História e Política: como tudo começou em Itu!
O príncipe Imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança visitou Itu em comemoração aos 186 anos do título de Fidelíssima
Por Camila Bertolazzi
 
A história e a política sempre caminharam juntas. Em Itu isso não foi diferente.
 
O marco da fundação de Itu foi a construção, em 1610, de uma capela devotada a Nossa Senhora da Candelária, no lugar em que hoje é a praça do Bom Jesus. Nos primeiros anos, Itu pertencia à Freguesia de Santana do Parnaíba. Só em 1657, com o aumento da população e das atividades econômicas, os moradores se juntaram e solicitaram a elevação do povoado à vila que, a partir daí teve o direito de possuir uma Câmara Municipal.
 
Durante quase 100 anos (de 1657 a 1750) a Vila de Itu, que abrangia os atuais municípios de Porto Feliz, Piracicaba, Cabreúva, Indaiatuba, Monte Mor e Salto, não passou de um pequeno núcleo, com menos de 100 casas - boa parte pertencente aos fazendeiros - concentradas no pátio da antiga Matriz e numa única rua. O primeiro impulso econômico de Itu surgiu quando ela se tornou ponto de comércio na rota bandeirista entre o sul do país e as regiões mineradoras do Mato Grosso e Goiás.
 
Nesta época, as câmaras municipais exerciam um número bem maior de funções do que atualmente. Eram responsáveis por coletar impostos, regular o exercício de profissões e ofícios, regular o comércio, cuidar da preservação do patrimônio público, criar e gerenciar prisões, ou seja, uma ampla gama nos três campos da administração pública: executivo, legislativo e judiciário.
 
Com a Independência do Brasil, a autonomia de que gozavam as câmaras municipais foi drasticamente diminuída. O império centralizou a administração pública através da Constituição de 1824. A duração da legislatura foi fixada em quatro anos e o vereador mais votado assumiu a presidência da câmara, sendo que até então não havia a figura do "prefeito".
 
Na passagem do século XVIII para o XIX, Itu cresceu em função dos negócios de exportação de açúcar para a Europa. O número de engenhos de cana e de escravos vindos da África se multiplicou. Em 1842, a Vila foi elevada à cidade e, a partir de 1850, Itu foi considerada a cidade mais rica da Província de São Paulo, com importante participação na vida política e econômica. “Itu fazia parte da região mais importante do Estado, por isso a Câmara daqui também tinha muita importância aos olhos do Imperador”, comparou o pesquisador-docente do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, Jonas Souza.
 
O poder econômico e político de Itu era tanto, que a cidade se transformou, em 1811, na sede da 4ª Comarca – instituição administrativa de cunho jurídico que abrangia várias cidades da região e também do atual Estado do Paraná. Hoje a Comarca de Itu é responsável apenas pelo município de Cabreúva.
 
“Tínhamos uma câmara atuante e fiel, tanto que, em 1823, Itu recebeu o título de Fidelíssima do Imperador Dom Pedro I por ser a primeira cidade (na época ainda Vila) a apoiar a Independência do Brasil”, conta o pesquisador. Em março deste ano, o príncipe herdeiro Dom Bertrand de Orleans e Bragança visitou Itu em comemoração aos 186 anos do título.
 
O fortalecimento econômico de Itu também foi o responsável pelo desenvolvimento da recém criada cidade. “Naquela época, foram construídos e reformados os principais casarões, igrejas e conventos em Itu”, conta Souza. E completa: “Em consequência disso, muitos intelectuais e membros da igreja foram atraídos para Itu. Um exemplo é o Padre Feijó, que posteriormente se tornou regente do Brasil”, explica.

Em 1860, ocorreu uma grande crise no mercado internacional do açúcar. O plantio da cana entrou em decadência, causando um conflito entre os políticos e os fazendeiros ituanos contra o Governo Imperial.
“Nas últimas décadas do século XIX, quando os ventos políticos levam em direção à República, surgem às primeiras manifestações pró-república em Itu”, acrescenta o pesquisador. Cresceu na cidade o Movimento Republicano que resultou, em 1873, na realização da Primeira Convenção Republicana do país, e posteriormente na criação do Partido Republicano Paulista. Por isso Itu é conhecida como o “Berço da República”. Mas isso já é outra história!
Comentários