Cultura

Publicado: Quarta-feira, 18 de março de 2009

Príncipe Imperial visitou a cidade de Itu

O príncipe foi presenteado com o DVD Monumentos Históricos.

Príncipe Imperial visitou a cidade de Itu
O Príncipe foi presenteado com o DVD Monumentos Históricos de Itu
O príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança visitou a cidade de Itu, no dia 17 de março, data em que se completou 186 anos da outorga do título de “Fidelíssima”, concedido pelo Imperador D. Pedro I ao município de Itu em seus tempos de Vila (1823).
 
Em cerimônia realizada no Salão do Anjo da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Dom Bertrand recebeu a Medalha Fidelíssima, outorgada pelo prefeito Herculano Passos Junior, como homenagem ao ilustre visitante.
 
Dom Bertrand também recebeu outra Medalha Fidelíssima, em nome de seu irmão, o príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil e Imperador do Brasil, segundo a linha sucessória da realeza. Por sua vez, Dom Bertrand, retribuindo a hospitalidade, concedeu a outorga da Medalha Dom João VI ao prefeito Herculano, ao secretário municipal de Cultura Álvaro Stella, ao presidente da Câmara Luiz Costa, e aos ituanos Jair de Oliveira, Anna Carolina Pacheco, Maria Lúcia Marins e Dias Caselli, Ricardo Pacheco e Silva e Maria Sofia Vidigal Pacheco e Silva.

O Príncipe também foi presenteado com o DVD Monumentos Históricos de Itu, produzido por Barros Freire. Dom Bertrand
agradeceu a acolhida dos ituanos e deu uma verdadeira aula sobre a História do Brasil, destacando a importância da formação municipalista, apregoada no país por Dom João VI. “A força, a vitalidade de um povo vem de baixo para cima. O exemplo, a orientação e a proteção vêm de cima para baixo”, explicou referindo-se aos poderes constituídos. O prefeito Herculano saudou Dom Bertrand e convidou-o para retornar à Itu sempre que for possível, frisando que a cidade tem um povo hospitaleiro e ficou orgulhosa com a visita.
        
Roteiro de visita
 
Às 16 horas, Dom Bertrand esteve na Câmara dos Vereadores, onde foi recepcionado pelas autoridades locais e descerrou uma placa alusiva à data.
 
A presença do príncipe na sede do Legislativo ituano marcou também a abertura de uma mostra da artista plástica Jiselda Oliveira, sobre os 200 anos da vinda da Família Real ao Brasil. Os quadros de Gigi, como é mais conhecida, ficarão expostos ao público até o próximo dia 27. As visitações podem acontecer diariamente, inclusive aos finais de semana, das 9 às 17 horas.
 
Depois da solenidade na Câmara, Dom Bertrand dirigiu-se a Casa Caselli, na qual a Família Imperial hospedou-se no ano de 1884. Por fim, o príncipe foi recebido na Igreja do Patrocínio, onde assistiu uma apresentação do Coral “Vozes de Itu”, que precedeu a entrega das medalhas já mencionada. Os cantores ituanos, sob regência de Luís Roberto de Francisco, interpretaram peças de compositores clássicos locais como Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo, Tristão Mariano da Costa e José Mariano da Costa.
Comentários