Economia & Negócios

Publicado: Sábado, 29 de dezembro de 2018

Confira dicas para organizar a vida financeira em 2019

Especialistas orientam como organizar e planejar os gastos.

Na virada do ano, um dos desejos mais comuns é o de uma vida financeira estável e sem dívidas. Afinal, passar 2019 no "azul" seria um presentão para toda a família. Mas como se organizar para isso? O que é preciso planejar para não passar dos limites? Para te ajudar, separamos dicas de especialistas no assunto que vão orientar as ações que devem ser feitas desde agora! 

Para o administrador pós-graduado em gestão financeira e gestão de negócios, Ricardo Hiraki Maila, a primeira coisa é entender a sua realidade financeira de hoje e traçar os objetivos futuros transformando-os em valores. Pensando em ver a sua realidade: a sugestão é traçar os 12 meses do ano e colocar nesse período a quantidade de receita que terá e em 4 caixinhas de saídas que somadas são iguais as receitas. 

• Caixinha 1: Fixas (luz, água, convênio, condomínio, IPVA, IPTU, escola, diarista etc.) ;
• Caixinha 2: Consumo Variável (Mercado, padaria, farmácia, combustível, farmácia, vestuário, presentes, estética, restaurante etc.)
• Caixinha 3: Dívidas e compras parceladas (compras parceladas no cartão de crédito, financiamento do carro, empréstimos etc.)
• Caixinha 4: Investimentos (financiamento do imóvel, previdência privada, consórcio etc.)

"Esse primeiro rascunho do seu orçamento do ano de 2019 será muito importante, você verá o quão saudável está seu orçamento no sentido de o quanto vai para dívidas e o quanto vai para investimentos; ou então o quanto de despesa fixa você tem e este faz com que já tenha uma fatia considerável comprometido no decorrer do mês e ano", explica Ricardo.

Traçar objetivos e colocar valores neles é a segunda parte, cada objetivo que tiver entrará na caixinha do investimento. Naturalmente, conforme essa caixinha fica mais "gorda" as demais terão que ser readequadas. Significa às vezes abrir mão do plano completo de TV a cabo, reduzir tarifas de bancos, deixar de consumir tanto restaurantes etc. 

Uma vez que já está ciente do seu orçamento futuro e colocou dentro dele mais peso dos investimentos, será preciso ter uma espécie de "gestão de prioridades". Será necessário, por vezes, optar entre salvar para a reserva de emergência contra a troca de celular pelo último modelo ou a viagem com curso contra consumos exagerados no fim de semana.

Agora vem a parte mais importante, como executar o que está no papel e tornar isso realidade? Lá vão as dicas que vejo com mais resultados:

• Evite compras parceladas sempre que possível, essas várias parcelinhas futuras dificultam as pessoas saberem o limite do orçamento e exige muita disciplina para saber o quanto irá para cada caixinha;

• A caixinha do consumo variável costuma ser a vilã, então isole o valor que irá consumir nela, como talvez em um banco digital que não terá custos ou dentro de um único cartão de crédito;

• Registre por alguns períodos os seus consumos variáveis. Assim você saberá para onde vai o seu dinheiro e com o que consome. Afinal, terá que tomar decisão do que mudar para encaixar a salva dos objetivos, como aquela grande viagem com a família.

• Faça um pente fino nas despesas fixas a cada 6 meses: sempre tem taxas no banco desnecessárias, pacote de tv, celular e academia sem uso, seguros contratos sem saber para que servem.

• Compre à vista e peça desconto

• Aprenda sobre investimentos para acelerar os ganhos e conquiste independência na escolha de onde aplicar sem a figura do gerente ou assessor de corretora.

"Combinando todas essas informações acima e desenvolvendo suas próprias técnicas, sei que verá o quanto possível é atingir objetivos futuros com organização, planejamento, disciplina e conhecimento. Isso será muito motivador para mudanças de hábitos e confortos que não são bons no curto prazo, por isso enxergar o retorno será fundamental. Além disso, reflita sobre o que realmente é importante e verá que muitas coisas desnecessárias consumiram muito tempo, energia e dinheiro. Enquanto outras foram sempre adiadas", afirma o especialista. 

Mais dicas

Com o intuito de ajudar quem busca mudanças significativas para 2019, o economista pós-graduado em finanças e com expertise de mais de dez anos no setor, Fábio Corrêa, elencou cinco dicas fundamentais para equilibrar as contas e ter uma vida financeira saudável, tranquila e estável. "Certamente, o primeiro passo para se organizar financeiramente é saber o quanto entra e o quanto sai", afirma. 

Passo 1 – Conheça suas finanças
A primeira coisa a fazer é saber exatamente o quanto de dinheiro entra e o quanto dele você gasta. É muito importante ter disciplina para nunca expender mais do que se ganha. Uma dica interessante é colocar todas essas informações numa planilha, por exemplo, para ter um controle maior e mais eficaz;

Passo 2 – Poupe dinheiro
Quando você sabe exatamente o quanto recebe e o quanto gasta, é hora de realizar uma análise crítica de despesas supérfluas. Dentre todos esses custos, defina, por prioridade, os mais relevantes para você. Os custos que tiverem menor importância na sua vida, devem ser cortados ou diminuídos. Essa economia varia de pessoa para pessoa, mas deve englobar de 10% a 30% da sua renda mensal;

Passo 3 – Crie uma reserva financeira
Agora que você entende tudo das suas finanças e ainda economiza dinheiro, está no momento exato para criar uma reserva financeira bacana que vai ser primordial para qualquer acontecimento inesperado, como a perda de um emprego, por exemplo. Essa reserva deve ser suficiente para suprir os gastos dos próximos seis meses;

Passo 4 – Estabeleça metas
Todos essas passos ganham ainda mais força quando estão atrelados a metas. Ou seja, faça uma lista de tudo que deseja realizar em 2019, isso pode incluir um curso, uma viagem, a compra de um carro ou imóvel – práticas que envolvem gastos. Quando você tem que reduzir os custos por um objetivo, a ação se torna muito mais fácil e sadia;

Passo 5 – Fuja das dívidas
Tenha muita disciplina para usar o cartão de crédito e controle adequadamente seus gastos. Se você já se vê mergulhado em dívidas, é hora de ir ao banco tentar negociá-las para, quem sabe, conseguir um bom desconto. Utilize a internet a seu favor e conheça artimanhas para não cair nessa cilada. O site da XP e da Infomoney são importantes canais de informação financeira.

Comentários