Nelson Werneck e o Pensamento Social Brasileiro é tema de evento
Palestra será na Universidade Estadual de Maringá.
Deborah Dubner
No dia 20 de maio, às 19h30, a Universidade Estadual de Maringá - UEM (PR) sediará o evento “Nelson Werneck Sodré e a questão nacional no Pensamento Social Brasileiro”.
Os expositores serão Paulo Ribeiro Rodrigues da Cunha, Docente de teoria política do DCPE/ Unesp - Campus Marília e Carlos Alberto Cordovano Vieira, Docente de economia na Faculdade Santa Marcelina (FASM) - Campus Perdizes. As inscrições serão feitas no dia e local do evento.
O evento faz parte das comemorações do Centenário “Nelson Werneck Sodré” e ocorrerá no campus da universidade, Bloco H-35.
Nelson Werneck Sodré
Nascido no Rio de Janeiro, Nelson Werneck, ingressou no Colégio Militar quando completou 13 anos. Aos 18, publicou “Satânia”, premiado pela revista “O Cruzeiro”. Tempos depois, ingressou no Partido Comunista. Publicou diversos artigos e livros e tornou-se amigo de vários expoentes da literatura nacional, como Jorge Amado e Graciliano Ramos.
No início dos anos 60, quando se deu a crise gerada pela renúncia de Jânio Quadros, Sodré foi preso por 10 dias por se opor à tentativa do golpe que pretendia impedir a posse do vice-presidente eleito, João Goulart. Por causa de suas posições políticas, várias de suas obras foram censuradas e retiradas de livrarias e distribuidoras de todo o país. Chegou a publicar alguns textos também na Argentina.
Nelson Werneck faleceu em janeiro de 1999.
- Tags
- nelson werneck sodré
- nws