Cultura

Publicado: Sexta-feira, 15 de julho de 2011

Livro mapeia o papel do jornalismo na sociedade 2.0

Rafael Louzada é um dos autores.

Livro mapeia o papel do jornalismo na sociedade 2.0
Segundo Louzada, a obra serve de apoio para os novos e futuros jornalistas

Tags, drupal, Joomla, web 2.0, usabilidade, métricas, long tail, RSS, jornalismo cidadão, blogging, mobile, socialmedia, plone, wordpress, transmídia, creative commons, hibridismo, CMS em geral, RT, twitcam. Se você ficou na dúvida em relação a duas ou mais palavras da lista acima, saiba que elas fazem parte do Jornalismo Online do século atual e você está correndo sério risco de perder o bonde da profissão, pois em cinco anos o mundo contemporâneo mudou de paradigma.

A chegada das redes sociais derrubou a construção unilateral do jornalismo centrada na produção de conteúdo via modelo um para todos, prevalecendo todos para todos.

Para o alemão Gerd Leonhard, considerado pelo The Wall Street Journal como um dos principais pensadores do futuro da mídia, “quando passarmos a ter 20% de penetração de banda larga no planeta, o modo de fazer negócio e de se comunicar mudará para sempre. Prevalecerá, cada vez mais, a forma de fazer negócios centrada nos usuários”.

O livro "Jornalismo & Mídias Digitais: um novo papel além das redações" reúne artigos de profissionais de mercado e pesquisadores acadêmicos sobre temas que podem mexer diretamente com o dia-a-dia das redações - entre eles redes sociais, webwriting e jornalismo móvel.

Organizado pelos jornalistas Eduardo Mansell, Maurício Louro e Rafael Louzada, todos da empresa Luneta Digital, o livro conta com um time de 11 autores, com nomes como Paulo Henrique Ferreira, gerente executivo de mídias digitais do Grupo Lance!; Mario Lima Cavalcanti, fundador do site Jornalistas da Web; e Luciano Miranda, doutor em ciência política (UFRGS) e mestre em comunicação e informação (UFRGS).

Segundo Louzada, a obra serve de apoio para os novos e futuros jornalistas. "A gente percebe que muitos jovens chegam às redações sem entender direito os efeitos dessas mudanças na carreira do jornalista. A ideia desse livro é justamente montar um painel que mostre novas possibilidades dentro dessa carreira", explica.

O lançamento do livro, que já conta com uma página oficial no Facebook, será realizado no dia 4 de agosto às 19 horas, na Blooks Livraria, no Rio de Janeiro, localizada dentro do Unibanco Arteplex (Praia de Botafogo, 316 - Botafogo). JW.

SERVIÇO:

Nome: Jornalismo e Mídias Digitais - Um novo papel além das redações
Número de páginas: 160
Autores: Eduardo Mansell, Maurício Louro e Rafael Louzada
Editora: Prestígio

LANÇAMENTO:

Data: 4 de agosto de 2011
Horário: 19 horas
Local: Livraria Blooks - Cinema Unibanco Arteplex
Endereço: Praia de Botafogo, 316 - Botafogo - Rio de Janeiro.
 

Comentários