Cultura

Publicado: Terça-feira, 11 de outubro de 2016

Guataçara Monteiro expõe obras no Louvre em Paris

Artista leva a beleza da floresta e seus habitantes.

Guataçara Monteiro expõe obras no Louvre em Paris
Guataçara Monteiro

Toda a magia, beleza e mística da maior floresta do mundo estará contando suas histórias através das pinturas do artista brasileiro Guataçara (Guata) Monteiro no Museu do Louvre em Paris. Ele vai participar do 19º Salão Internacional de Arte Contemporânea no “Carrousel du Louvre” de 21 a 23 de outubro. Guata nasceu, literalmente, dentro da floresta amazônica no estado do Pará. Seus traços e cores trazem todo o encanto de suas raízes, colorindo as cidades por onde passa.

O convite para participar da mostra em um dos museus de artes mais conhecidos do mundo, foi feito pela curadora Heloíza Azevedo, que representa artistas de diversas partes do globo em sua galeria, a Heclectik-Art de Paris.

Guataçara, que já esteve em Itu diversas vezes para ministrar oficinas, apresentará quatro pinturas em acrílico sobre tela que revelam em minuciosos detalhes de seu amor pela Amazônia. Cada obra contém um universo de símbolos que transportam o apreciador para um mundo colorido e belo, possibilitando que o mesmo conheça um pouco a fauna, a flora, as águas, o folclore, a fé e os costumes ancestrais dos povos da floresta. Confira entrevista exclusiva!

“Acredito que todo artista possui um impulso criador que o motiva em sua produção. Meu trabalho é voltado para a beleza, como uma missão para a preservação da natureza e para a difusão da cultura popular brasileira.

As obras criadas para esse evento falam dos encantos da floresta amazônica, suas cores, cheiros, sabores e paisagens. Temas que me inspiram constantemente. Cada obra é um portal que leva a o apreciador a mergulhar em minhas raízes e a vislumbrar o poder e a importância da floresta para o equilíbrio da vida no Planeta”- explica o artista.

Guataçara Monteiro

É artista visual, natural da Amazônia Brasileira. Trabalha com pinturas, esculturas, murais, gravuras e desenhos. Radicado no Estado de São Paulo desde 2003, possui atelier com intensa produção na cidade de Igaratá.

Realizou 19 exposições individuais com destaque para as mostras "NO CORAÇÃO DO RIO -2016" "AS CORES DO CÍRIO - 2015" " AMAZÔNIA EM CORES E ENCANTOS - 2013/2014" " BICHOS E BRINQUEDOS DO BRASIL - 2013" " MEUS BRINQUEDOS - 2012" " BELÉM 396 ANOS EM CORES E TRAÇOS - 2012" "BICHOS DA AMAZÔNIA - 2008".

Uma característica forte em seu trabalho são as linhas e preenchimentos que revelam imagens oriundas de pesquisas sobre arte indígena, folclore e passagens de sua infância na floresta amazônica. Seu trabalho tem se destacado na área educacional onde atingiu, desde 2009, mais de 100 mil alunos de escolas do interior de São Paulo e outros estados brasileiros.

É co-criador do livro "Cores da Amazônia", lançado em 2015 pela Editora do Brasil.
Ministrou cursos de artes e cultura popular em 11 estados brasileiros, na Argentina e México.

Serviço:
19º Salon International D’Art Contemporain
Data: De 21 a 23 de outubro de 2016
Vernissage: 21 de outubro das 19h às 22h
Visitação: 22 e 23 de outubro das 11h às 20h
Endereço: Le Carroussel du Louvre – 99, Rue de Rivoli – 75001 – Paris/França
Metrô – Palais Royal
Stand B14
Informações Digitais:
https://www.facebook.com/guatacarabrasil/
www.guatacarabrasil.com
[email protected]
Em inglês: http://guataparis.com

Comentários