Cotidiano

Publicado: Segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Assista vídeos de Monumentos Históricos de Itu

Trechos do DVD lançado em 2008 podem ser vistos na web

Em outubro de 2008, o Quartel de Itu foi palco de grande emoção, durante a primeira apresentação do documentário em DVD sobre os Monumentos Históricos de Itu, dirigido brilhantemente por José Antônio Barros Freire. Leia uma entrevista exclusiva!
 
Esse foi apenas o primeiro passo. O sucesso foi tanto que o DVD foi exibido em eventos como o ITUdo de Bom, promovido pelo portal de notícias Itu.com.br, e dado como presente para pessoas ilustres, entre eles o Príncipe Imperial Dom Bertrand de Orleans e Bragança.
 
Visando difundir ainda mais a cultura ituana, trechos do DVD Monumentos Históricos de Itu podem a partir de agora ser vistos na web. Assista em primeiro mão:
 
Monumentos Históricos de Itu
 
 
Uma fazenda do início do século XVII, que passou por sete gerações da mesma família. Possui estilo bandeirista, com salas grandes e varandas voltadas para o nascer do sol. Hoje é um ponto turístico da cidade, palco também de turismo pedagógico.
 
 
Construída em1750, a Fazenda Capoava servia para produzir mantimentos para os bandeirantes. Seguiu os diversos ciclos de plantação, como cana de açúcar e café, este último com o Dr. Vigílio Aguiar, que representou o Estado junto ao governo federal na época. Atualmente é um hotel-fazenda, com turismo histórico e um espaço cultural.
 
 
Construída em 1780, segue o estilo barroco, com imagens, pinturas e um rico acervo de obras de arte. Possui ainda um órgão vindo de Paris no século XIX e três obras de Almeida Jr. Sua estrutura é em taipa de pilão, como as construções da época.
 
 
Verdadeiras obras de arte são guardadas na Igreja do Carmo, que tem pinturas muito alegres, constituindo um “Barroco paulista” bem brasileiro, como gostava de classificar Mário de Andrade para esse tipo de arte. Encontram-se também muitas imagens de santos Carmelitas.
 
 
Foi o maior empreendimento do Padre Jesuino do Monte Carmelo, com a ajuda de seus filhos. Construtor e decorador da igreja, retratou os santos mais pela grandiosidade de espírito de cada um, do que pela beleza da obra. Ao redor da igreja, pode-se encontrar também o Externato e o Colégio Madre Teodora, que contribuiu grandiosamente para a parte social e intelectual de Itu.
 
 
Construído para ser o colégio masculino São Luiz, que se transferiu para São Paulo na época, foi sede do exército, que se instalou dando o nome de Regimento Deodoro ao local, uma homenagem ao proclamador da República, Deodoro da Fonseca. Ao lado da construção há uma igreja e também o Espaço cultural Domingos Fernandes.
 
 
Construída pelo Barão de Itu, passou a ser o colégio Cesário Mota, primeiro grupo escolar do estado de São Paulo. Hoje é a Secretaria de Cultura de Itu, abrigando um museu de arte sacra, a pinacoteca Almeida Jr e uma sala para concertos, além da biblioteca municipal e espaços de exposições. Um dos grandes pilares do turismo na cidade.
 
 
Fundada em 1869, utilizando a matéria prima do algodão que se excedia na região, foi uma importante fábrica de tecidos. Primeira indústria de tecidos do Brasil e primeira indústria a vapor de São Paulo. Funcionou até 1982 e hoje é um espaço cultural, tendo muitas exposições, mostras culturais e música.
 
Comentários