Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de maio de 2011

Emagrecer a qualquer custo?

Tenho observado, ao longo da minha atividade profissional, as pessoas sofrerem devido ao excesso de peso, sujeitando-se a qualquer formula milagrosa que prometa a perda de peso sem muito esforço.

Presenciei, ao longo de mais de 25 anos de trabalho e pesquisas, o esforço de inúmeras pessoas que sonham em emagrecer a qualquer custo e rapidamente, se privando das boas coisas da vida. Todas essas pessoas imaginam que dieta é a palavra mágica para se atingir o Nirvana.

Primeiramente temos que esclarecer que excesso de peso é uma questão matemática, resultante do desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas X calorias gastas. Muito mais pela deficiência das calorias gastas do que pelo excesso de ingestão de alimentos, ou seja, o vilão da história não é a alimentação e sim a falta de atividade física.

Isso eu comprovei ao longo de meu trabalho com atletas de elite (ciclismo MTB, atletismo e natação) de nível internacional. Todos, sem exceção, tinham que ingerir suplementos alimentares diários devido ao treinamento intenso ao qual eram submetidos. A quantidade de calorias ingeridas ficava muito abaixo das necessidades consumidas. Concluindo, o consumo durante os treinamentos era muito maior do que a quantidade de alimentos que eles conseguiam consumir.

Logicamente que os leitores estão indignados, pois ninguém é atleta de elite e possui tempo suficiente para esse tipo de treinamento, então a solução é uma associação atividade física X alimentação. Uma vez que não dispomos de tempo suficiente para consumirmos as calorias necessárias temos que utilizar a outra parte da equação matemática e diminuirmos a ingestão. Isso se denomina Método Bioenergético que consiste em reduzir a ingestão de calorias excessivas e aumentar o gasto energético diário através de exercícios físicos. Ele se baseia no fato que existe uma relação significativa entre a inatividade e o aumento de peso corporal.

Segundo inúmeras pesquisas, os tratamentos com medicamentos e dietas hipocalóricas (baixo teor calórico) produzem resultados imediatos em termos de perda de peso corporal total (estudos tem demonstrado que indivíduos submetidos somente à dieta sem um programa de atividade física associado perdem peso corporal, mas 50% seria proveniente de gordura e 50% restante da perda de massa muscular), mas a longo prazo os resultados são desestimulantes e as recidivas no primeiro ano é elevada. O método bioenergético, propostos pelos profissionais de Educação Física não traz resultados imediatos, mas a longo prazo resulta na diminuição do excesso de gordura corporal (sem que haja perda de massa muscular), aumento da aptidão física e prevenção de doenças cardiovasculares.

Tenha em mente que o importante não é emagrecer e sim permanecer magro. Pergunte-se se isso esta acontecendo com você.

Comentários