Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Jornal A FEDERAÇÃO digitaliza seu acervo

A denominação desse vanguardeiro da imprensa local, adveio justamente do anseio de que ele viesse a reunir e divulgar os interesses e os feitos de todas as associações religiosas existentes em Itu, naquelam época.

O jornal A FEDERAÇÃO, hoje voltado também à comunidade como um todo, ao chegar ao centenário em 2005, se inscreveu legitimamente como o pioneiro na imprensa ituana em tal façanha. Galardão absoluto e raro até num contexto da mídia em geral.

Diga-se dos poucos órgãos de imprensa e aí se incluam os de todo o estado de São Paulo, pouquíssimos de fato na comparação com os milhares existentes, que lograram completar um século de publicação ininterrupta.

O jornal A Federação, entre eles, integrado pois num rol deveras seleto.

Hoje, neste 30 de setembro, eis que, de novo, o mesmo espírito desbravador leva essa folha a inovar, pela vez primeiríssima na mídia local, com a excepcional iniciativa de reproduzir virtualmente os densos e numerosos volumes de todas as suas edições, num arquivo seguro, pela via da digitalização.

Assume o jornal, com esta nova primazia, a condição de pioneiro também ao promover este outro feito extraordinário, ao digitalizar seu precioso acervo.  

Por isso tudo e muito mais, é preciso, por justiça, fazer um retorno ao longínquo ano de 1905, para reverenciar o extraordinário descortínio do seu fundador. Há de ver sem dúvida o Padre Elisiário de Camargo Barros, lá de cima, que deu-se continuidade ao seu sonho. 

Homenageie-se também o trabalho voluntário de gerações afora, tanto em termos administrativos das tantas diretorias como pelo quadro de excelentes colunistas, os de hoje e de todas as épocas. Colaboradores enfim, dos quais não se pode esquecer sequer dos simples serviçais aos humildes entregadores.

Esteio firme do jornal, de outro lado, é aquele represetnado por parte de assinantes e anunciantes. Até porque, nesta longeva trajetória, ali certamente viveram-se os altos e baixos da rotina de um jornal. Num misto de amor, desprendimento e dedicação, os percalços foram vencidos.

Jornal A FEDERAÇÃO, que pela fé da gente ituana, contou sem dúvida com o amparo do alto e com a intercessão da Padroeira.

Assim, como resultado de estudos e pesquisas, optou-se pela guarda de textos e imagens através da fotografia digital.

Do ano de 1905 até dezembro de 2009, colheram-se nada mais, nada menos, do que 72.412 fotos. Vencida essa fase, sobreveio o cuidado, quase artesanal de tanto carinho, no aperfeiçoamento de tudo através dos recursos da computação. Corrigiram-se falhas de impressão, cobriram-se os inevitáveis sinais de papel rasgado ou desgastado, procedeu-se à limpeza de áreas algo obscurecidas.

Foi impresso então, com absoluta nitidez, um livro separado para cada um dos volumes, a impedir que nos originais ocorram novos riscos de manuseio.

Estão portanto definitivamente preservadas e bem guardadas todas as edições. 

Quem quiser falar sobre os fatos da história local há que debruçar-se necessariamente por sobre  essa indispensável fonte de informação. Faculta-se igualmente agora que qualquer informe isolado esteja ao dispor imediato do cidadão, apenas com mencionar a data exata ou próxima da publicação desejada. Uma cópia por exemplo de seus proclamas de casamento? É só pedir.

Do todo e como resultante das possibilidades da própria digitalização, foram gerados três arquivos digitais, a saber:

O primeiro, que ficará à disposição de eventuais pesquisas ou consultas.

Um segundo exemplar em HD que será entregue ao cuidado direto e pessoal do Pároco da Candelária, com a missão de que lhe fique sob guarda, num local diferente do primeiro.

O terceiro, em HD externo, a ser entregue à presidência da Associação São Paulo da Boa Imprensa, entidade mantenedora do jornal A Federação e sob cuja guarda ficará, para ser entregue a quem a suceder.

Conjugaram esforços o jornal A Federação, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária e a Editora Ottoni.

Assinale-se ainda uma nobre circunstância. A de que para concorrer ao elevado custo desse empreendimento não houve nenhum concurso de dinheiro público, eis que contou-se com a generosidade de algumas empresas e particulares, por isso mesmo merecidamente homenageados na festiva e concorrida cerimônia de lançamento da digitalização, na noite de 30 de setembro, no auditório do Sincomercio, gentilmente cedido.

Ainda não findou o ano de 2010 e, dentro dele, compreendem-se  quaisquer comemorações que ainda se façam ao ensejo da autêntica epopéia de ter-se tornado quatro vezes secular, a histórica cidade de Itu.

Exatamente.

Fique também consignado o evento da digitalização como uma das marcas de primeira relevância, por quantas festividades tenham ocorrido na data dos quatrocentos anos de fundação deste município.

Comentários