Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Feliz Alfabeto Novo!

Crédito: Banco de Imagens Feliz Alfabeto Novo!
A Reforma Ortográfica contempla 8 países
O seu ano começa cheio de idéias para 2009? Com certeza não! Porque a partir de 01 de janeiro, as idéias viraram ideias, assembléias viraram assembleias e colméia virou colmeia. Esses são apenas pequenos exemplos das mudanças que começam a vigorar no Brasil com a Reforma Ortográfica.
 
Há quem diga – e eu concordo – que há outras reformas bem mais urgentes e significativas a serem feitas em nosso amado país. Em todo caso, para não cair de pára-quedas nesse assunto (melhor dizendo, paraquedas, se é que entendi direito a nova regra gramatical) é bom estar minimamente informado sobre as novas leis da grafia brasileira.
 
Há inúmeros lançamentos e cartilhas para ajudar. Uma boa dica é um Guia da Editora Melhoramentos. A revista Veja Online publicou também um quadrinho bem fácil de usar e com um teste para você treinar e ver a pontuação. Divertido, vale conferir! Eu acertei 19 em 20, mas foi bem fácil. Foi só escrever o contrário do que eu achava correto! (hahaha!)

Como jornalista, confesso que terei um bocado de trabalho pra desaprender e para revisar textos de outras pessoas.
 
Como gente, gosto da idéia de um mundo mais globalizado e da possibilidade de um intercâmbio cultural maior. Seguindo esta filosofia, o itu.com.br, por exemplo, conta com dois colunistas de Portugal: uma ituana residente (Patricia Brandão) e um português (Paulo Vieira de Castro). O que resta saber é se a mudança terá o resultado esperado.
 
Como usuária Microsoft, torço pra lançarem GRATUITAMENTE a nova versão do corretor ortográfico do Word, pois essa que estou usando só está me atrapalhando!
 
Como mãe, prefiro mil vezes que meus filhos sejam estimulados a gostar de ler e escrever em vez de decorar novas regras que são ainda mais chatas e sem sentido do que as antigas. Até já posso prever (claro!) que certamente nascerão centenas de pegadinhas inúteis que cairão no Vestibular.
 
Como escritora, fico frustrada. Era tão bom quando eu sabia como escrever cada palavra... Por outro lado, vamos deixar de lado a resistência às mudanças, afinal desaprender é igualmente revigorante!  
 
Como brasileira, fico pensando: “Com tanta coisa séria pra reformar...”
 
Enfim, não adianta dar pontapé em ponta de faca! Mesmo que você considere antipedagógico e se sinta um semianalfabeto nesse novo contexto, 2009 chegou! Comece devagar, sem tentar voos estratosféricos, pois toda caminhada começa com um humilde primeiro passo. O meu foi esse artigo :-)
Comentários