Bem estar

Publicado: Segunda-feira, 18 de abril de 2016

Itu é referência em inspeção sanitária para produtos de origem animal

Cidade tem recebido e orientado representantes da região.

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Itu Itu é referência em inspeção sanitária para produtos de origem animal
Prefeitura recebe visitas de cidades da região para conhecer o trabalho do SIM

A Prefeitura de Itu tem sido procurada por vários municípios que buscam obter o reconhecimento federal para seus serviços de inspeção aos produtos de alimentos de origem animal. A cidade foi pioneira no Estado de São Paulo e uma das primeiras do Brasil a ter seu Serviço de Inspeção Municipal (SIM) validado em todo território nacional, graças à adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Ordem Animal (SISBI). Com isso, o estabelecimento aprovado e indicado pelo SIM de Itu é certificado para vender seus produtos por todo o país.

Somente na terceira semana de abril, a Prefeitura de Itu recebeu e orientou representantes de Itupeva, Sorocaba e Caraguatatuba. Em 2015, equipes de Boituva, Conchal, Franca, Itapeva, Joanópolis, Laranjal Paulista e Sorocaba vieram a Itu para a mesma finalidade. Para os próximos dias também estão previstas visitas das cidades de Araçoiaba da Serra, Bragança Paulista, Guapiaçu, Rio Claro e São José do Rio Preto.

Exemplo

Em Itu, o SIM foi criado em 2014 e sua adesão ao SISBI foi oficializada no ano seguinte. Até o momento, o órgão registrou 5 estabelecimentos e 26 produtos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, devem passar por inspeção sanitária todos os produtores de alimentos de origem animal como leite (e seus derivados), carnes, ovos, peixe e mel, que queiram comercializar seus produtos.

A avaliação leva em conta toda a cadeia produtiva, desde a origem da matéria prima até a elaboração do produto final, enfatizando princípios de higiene e sanitização dos estabelecimentos e seus equipamentos. Além de estimular os produtores locais a saírem da clandestinidade, o SIM fortalece a agricultura familiar, garante a segurança alimentar ao consumidor final e responsabilidade ambiental.

Comentários