Bem estar

Publicado: Terça-feira, 1 de abril de 2014

Itu passa a contar com Serviço de Inspeção Municipal

Lançamento do SIM aconteceu no dia 31 de março.

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Itu passa a contar com Serviço de Inspeção Municipal
Evento de lançamento do SIM ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença de diversas autoridades

A Secretaria Municipal da Saúde lançou no dia 31 de março, em cerimônia realizada no auditório do Paço Municipal, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na oportunidade, houve a entrega da certificação a dois produtores rurais que já atenderam às exigências do referido órgão: Queijaria Bonanni e Leiteria Marijôjô. Com a certificação, esses dois produtores passam a contar com o selo do SIM/Itu nos produtos que fabricam.

Os principais objetivos do SIM são garantir a segurança alimentar ao consumidor final, tirar da clandestinidade os pequenos produtores de produtos animal e vegetal e fortalecer a agricultura familiar. O coordenador do SIM/Itu, o veterinário André Teixeira Oliveira Ariza, explica que o órgão possui a responsabilidade de inspeção em nível municipal com a equivalência do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

O SIM/Itu poderá ainda fazer adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), que fará auditorias ao serviço municipal e ao produtor interessado. Com aprovação do SISBI, o produtor receberá o certificado SIM/SISBI e poderá comercializar o produto em todo o território nacional.

Presente na cerimônia, o prefeito ituano Antonio Tuíze parabenizou os primeiros produtores a receberem a certificação e afirmou que deseja que, em breve, outros produtores também sejam certificados. Ele também lembrou que os produtores certificados poderão produzir não só para Itu, mas para todo o Brasil.

A deputada estadual Rita Passos, que também esteve no evento, comentou que o SIM veio ao encontro das necessidades dos produtores. Destacou que o SIM traz mais, tranquilidade, segurança para quem fabrica e aumenta o faturamento; além do selo confirmar que o produto passou por controle de qualidade, o que certamente é considerado pelo consumidor.

O superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, que representou o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, enfatizou que Itu, com a implantação do SIM, dá exemplo a São Paulo sobre o que deve ser feito nesse setor. Segundo ele, trata-se de um passo importante para a resolução do problema e uma abertura para os produtores ingressarem no mercado nacional.

O presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Dr. Marco Aurélio Hortêncio Bastos, que já foi secretário da Saúde de Itu, ressaltou a importância do SIM e comentou que a cidade terá produtos fiscalizados e aprovados para evitar problemas de saúde pública. 

Comentários