Região

Publicado: Quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Várias atividades celebram o Mês das Crianças em Campinas

Confira a programação completa!

Várias atividades celebram o Mês das Crianças em Campinas
Uma das atrações na Praça Rui Barbosa é o Teatro Lambe Lambe Capim Capivara

O Mês das Crianças está repleto de atividades de teatro, música, bonecos, atrações circenses pela cidade, organizadas pela Secretaria de Cultura de Campinas.

No centro da cidade, na Praça Rui Barbosa, as atividades circenses tomam a praça e alegram a criançada. Grupos populares como Los Circos Los, Família Burg, Resgatando o Circo, Lona das Artes, Circo Serafim, Palhaço Fubá, Teatro do Bardo, Contadores de historias Nina. Também no centro, apresentações com bonecos, como parte da Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas. Na Praça Rui Barbosa, todas as atrações são gratuitas.

A Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” se dedica à arte dos bonecos, de madeira e de papel machê. No domingo, 12 de outubro, haverá diversos espetáculos com a participação de bonecos e teatro, música e mágica. Também será inaugurado o Vagão dos Bonecos, um espaço que recebeu intervenções artísticas e será permanente, para exposições, teatros e outras atividades. Todas gratuitas.

Na Lagoa do Taquaral, Praça das Bandeiras, o dia 12 de outubro será repleto de atividades, com recreação, pintura, apresentações de teatro, circo e capoeira. Também todas gratuitas.

No Teatro “Carlito Maia”, no Bosque dos Jequitibás, e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, peças clássicas que encantam o público de várias gerações, como Dona Baratinha e A Bela Adormecida. A Casa de Cultura Tainã e o Centro Cultural Casarão de Barão ainda trazem diversas atrações culturais com filmes, oficinas e sempre muita diversão.

Confira a programação:

Praça Rui Barbosa – Rua 13 de Maio, centro

O quê: atividades circenses estarão na Praça Rui Barbosa, levando cores e alegria. Também haverá apresentações de peças com bonecos como parte da Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas. Atrações gratuitas.

Data: 9 de outubro, quinta-feira

10h – Lona das Artes

14h – Cia do Circo

16h – Família Burg

Data: 10 de outubro, sexta-feira

10h – Circo Serafim

14h – Palhaço Fubá

16h – Teatro do Bardo

Data: 11 de outubro, sábado

9h – Contadores de historias NINA

14h – Palhaço Fubá

16h – Teatro do Bardo

Data: 18 de outubro, sábado

10h - Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) - Campinas

11h - Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) - Campinas

12h - O Fantástico Circo dos Bonecos Brincantes (Bonecos Contadores de História) - São Bernardo do Campo (SP)

Centro Cultural Casarão de Barão

- 14º Caruru de Minino. Atrações gratuitas

É uma festança para comemorar a infância. Organizado pelas Caixeiras da Guia para comemorar o dia de Cosme e Damião e que este ano terá oficina de Música da Cultura da Infância com Lydia Hortélio, exibição do filme Tarja Branca, espetáculo Cada um é um, e mais brincadeiras, samba de roda e comidas típicas (caruru, vatapá, acarajé).

- Oficina “Música da Cultura da Infância”, com Lydia Hortélio

Lydia Hortélio é formada em música e tem dedicado grande parte de sua vida à pesquisa da Música da Cultura Infantil. Vagas limitadas. Inscrições com Priscila Candeloro pelo e-mail: [email protected], com o assunto “Inscrição na Oficina 'Música da Cultura da Infância'”

Data: 11 de outubro, sábado

Horário: das 15h às 18h

- Exibição do filme Tarja Branca e bate-papo com Lydia Hortélio

Documentário da Maria Farinha Filmes, dirigido pelo Cacau Rhoden, discorre com pluralidade sobre o conceito de “espírito lúdico”, tão fundamental à natureza humana, e sobre como o homem contemporâneo se relaciona com esse espírito tão essencial.

Data: 12 de outubro, domingo

Horário: 18h30

- Espetáculo Cada um é um

A encenação propõe um espaço imaginário destacado do cotidiano, de onde saem histórias, brincadeiras, músicas, bonecos e desafios. O cenário, criado pelo grupo Garrucha desperta a curiosidade do ator-brincante Valdo Matos, junto à parceira e contadora de histórias Renata Mucci. A direção é de Ana Caldas Lewinsohn.

Data: 12 de outubro, domingo

Horário: 11h

- Brincadeiras no quintal

Data: 12 de outubro, domingo

Horário: 12h às 13h

- Samba de roda com Caixeiras da Guia e amigos

As Caixeiras da Guia são o resultado de um encontro de pessoas apaixonadas pelo toque desse tambor, com canções tradicionais. O festejo para Cosme e Damião tornou-se umas das tradições do grupo, que com amigos e convidados fazem uma festa para crianças de todas as idades.

Data: também 12 de outubro, domingo

Horário: a partir das 13h

- Almoço “Caruru de Minino“ com comidas típicas

Data: também 12 de outubro, domingo

Horário: também a partir das 13h

Endereço: Estrada da Rodhia, Barão Geraldo (após a Escola E. Francisco Álvares, na Vila Holândia, vire à esquerda no Condomínio Terras do Barão e siga umas quatro quadras até encontrar um casarão de fachada rosa).

Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”

O quê: a Estação Cultura será tomada por bonecos de madeira e de papel machê em diversas peças de teatro, com música, mágica e palhaçada, como parte da Mostra de Teatro de Bonecos de Campinas e inauguração do Vagão de Bonecos. Atrações gratuitas.

Data: 12 de outubro, domingo

10h - Histórias e Brinquedos que Voam (NINA) - Campinas

11h - Animambembe (Último Tipo) - Campinas

13h- O Aniversário de Nana Buh (Mágicas Pirilampos) Campinas

14h - Teatro Lambe Lambe (Capim Capivara) -Campinas

15h - O Segredo de Catirina (Fazenda Projetos Culturais e Inventor de Sonhos)-Campinas

15h30 - Abertura Oficial do Vagão de Bonecos

16h - Folia Brasileira (Valdeck de Garanhus) Garanhus/PE/

17h - Bonecrônicas (Anima Sonhos) - Porto Alegre/RS

Local: Praça Floriano Peixoto, s/nº, centro

Estacionamento gratuito: Francisco Teodoro, 1.051

Lagoa do Taquaral – Praça das Bandeiras

O quê: atividades recreativas como pintura no rosto, balão pula-pula, pisc

Comentários